PORBeatriz dos Santos Passos
Estagiário, com supervisão da Gerência de Imprensa

DATA23 de Novembro de 2021

Ciências

Pesquisa sobre cobertura vacinal chega à Rondonópolis

O Inquérito Nacional visa entender a baixa imunização infantil

O Coordenado pela Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Jaqueline Costa Lima, o “Inquérito Nacional de Cobertura Vacinal” do Ministério da Saúde iniciou uma fase de pesquisa em Rondonópolis. Depois da atuação em Cuiabá, uma avaliação se estende para o interior do estado com o com objetivo de avaliar a situação vacinal das crianças nascidas em 2017 e 2018.

A pesquisa será realizada através de visitas domiciliares para preenchimento de um breve questionário, com anotações de dados gerais da criança e da família e registro por fotografia da caderneta de vacinação da criança. A professora Jaqueline Costa Lima esclarece que o papel dela enquanto coordenadora é monitorar o andamento da pesquisa e oferecer suporte em casos de dúvidas.

“Meu papel como coordenadora é fazer contato com as secretarias de saúde, coordenar uma pesquisa, conversar com as pessoas responsáveis. Manter contato com as famílias que apresentarem dúvida sobre a pesquisa. Além disso, sou responsável pela análise dos dados da pesquisa e encaminhar para o Ministério da Saúde ”, explica a professora de enfermagem.

Ainda segundo a docente, Rondonópolis foi encaminhado para ser campo de pesquisa por ser uma cidade interiorana com mais de 200 mil habitantes. “Como a pesquisa já foi realizada nas capitais, o próximo passo é realizar em cidades do interior acima de 200 mil cidadãos. Em todo o Brasil, a pesquisa será aplicada nas cidades de Boa Vista, Campinas, Caruaru, Feira de Santana, Imperatriz, Joinville, Londrina, Petrópolis, Porto Velho, Rio Verde, Rondonópolis, Sete Lagoas e Sobral ”, contextualiza a professora.

Em Cuiabá uma pesquisa conseguiu 90% de participação das famílias. “As famílias nos receberam muito bem. Mesmo que a pandemia tenha atrapalhado um pouco a coleta de dados, conseguimos finalizar tranquilamente a pesquisa na capital, foi uma experiência bem colocada ”, revela Jaqueline Costa Lima.

Como o “Inquérito Nacional de Cobertura Vacinal” visa entender os motivos da queda da aplicação de vacinas, uma professora Jaqueline Lima Costa destaca a importância da participação da população para compreender os reais. “A importância da população contribuição com o pesquisa é porque é através do que a população inclui a conta, por meio dos questionários, que o ministério da saúde precisa de melhoria das coberturas vacinais. E assim iremos entender quais os motivos que estão levando como famílias a não vacinar seus filhos ”.

Sobre a segurança de disponibilizar os dados, a docente ressalta “uma pesquisa está sendo realizada por uma empresa Science, os colaboradores sempre beneficiados com crachá, camisetas e usando todos os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para garantir a segurança das famílias”.

Todas as pessoas que aceitam participar devem assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em duas vias - uma fica com a pessoa e outra com uma entrevistadora. Pesquisas executadas entre humanos responsáveis ​​deste termo, pois é uma segurança para os participantes do estudo, além de conter informações e telefones sobre todos os participantes pela pesquisa.

Mais informações podem ser disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, pelo disque Saúde: 136 e ou pela Empresa Science, por meio do número: 0800 025 0174.

TAGS:

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!