Os desafios da educação no período posterior às restrições causadas pela pandemia de Covid-19 é motivação para pesquisa desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O estudo “Materiais didáticos para a qualidade de vida e resiliência de professores e estudantes no pós-pandemia” é um dos aprovados pelo edital da Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) na linha de “Inserção de novas tecnologias na educação” com foco na formação de professores.
A professora Graciela da Silva Oliveira conta que a proposta foi apresentada por uma equipe de e professoras e pós-graduandas da UFMT coordenadas por ela e pela professora Alice Alexandre Pagan a partir do Instituto de Biociências, do Câmpus de Cuiabá. “O projeto "Materiais didáticos para a qualidade de vida e resiliência de professores e estudantes no pós-pandemia" foi estruturado com base na necessidade de ampliarmos nossas práxis pedagógicas também na atenção às demandas emocionais de estudantes e professores da educação básica”, explicou a coordenadora da pesquisa em desenvolvimento.
Para a professora, o momento após o isolamento físico causado pela Covid-19 gerou necessidades sobre a formação dos indivíduos. “No pós isolamento físico imposto pela pandemia da Covid 19, devemos nos preocupar com a formação dos indivíduos para a qualidade de vida. Neste sentido, quando surgiu a oportunidade de pensarmos e propormos um projeto de pesquisa priorizamos a atenção a “integridade do ser” na formação dos nossos estudantes, focando no reconhecimento do papel das emoções na produtividade”, comentou a professora Graciela da Silva Oliveira sobre a demanda que gerou o estudo.
O atual estágio da pesquisa envolve o desenvolvimento de ações que estejam relacionadas ao período da pandemia para a superação de dificuldades ocasionadas na sociabilização. “Nosso objetivo é construir e validar dois materiais didáticos capazes de fortalecer competências relacionadas a resiliência a situações adversas e de crise, o primeiro será um manual de formação para professores e outro um Role-Play Game (RPG) que possibilite aos estudantes a vivência de personagens em um mundo pandêmico, o que será importante para construção de empatia sobre as especificidades e necessidade de cada cidadão em um contexto de crise”, explicou a professora do Instituto de Biociências.
A partir do desenvolvimento do estudo a pesquisa gera expectativas principalmente na superação das dificuldades ocasionadas pelo período pandêmico. “Nossas expectativas são colaborar com a construção de materiais didáticos que favoreçam a construção de competências emocionais e resiliência, estimulando a empatia e solidariedade entre indivíduos que retornam do isolamento social com dificuldades de socialização”, finalizou a professora Graciela da Silva Oliveira.