A Ouvidoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou o relatório anual de 2024. No ano completo, os registros apontam que a Ouvidoria recebeu 489 registros. Das manifestações recebidas, até o fechamento do relatório, 372 foram respondidas, 117 arquivadas e 24 encaminhadas a outros órgãos competentes, com um tempo médio de resposta de 8 dias.
A análise das estatísticas de manifestações mostra que a maioria dos registros são denúncias (46,8%), seguidas por solicitações (27,2%) e reclamações (22,6%). Esses três tipos de manifestações somam mais de 95% do total, evidenciando que a Ouvidoria é amplamente utilizada para relatar irregularidades, problemas e busca de soluções. A Ouvidoria da UFMT reforça a proteção total de denunciantes e a necessidade do máximo de informações sobre o fato a ser denunciado para uma atuação mais efetiva das unidades de apuração.
As informações são importantes porque a Ouvidoria exerce apenas um papel mediador nas relações envolvendo as instâncias universitárias e os integrantes das comunidades interna e externa, não possuindo caráter administrativo, executivo, judicativo ou deliberativo. As manifestações positivas, como elogios (2,2%) e sugestões (1,3%), são menos frequentes, o que indica oportunidades para incentivar a participação propositiva da comunidade. A ausência de registros na categoria Simplifique pode apontar a necessidade de divulgar mais essa opção ou de avaliar a percepção dos usuários sobre a burocracia institucional.
O relatório mostra que avanços, como a manutenção da agilidade no atendimento, a consolidação de relatórios gerenciais e a implementação de ações de comunicação mais claras. Entretanto, persistem desafios estruturais que podem comprometer a efetividade da Ouvidoria, como a vacância de servidores efetivos, o acúmulo de funções no cargo de Ouvidor-Geral, a insuficiente participação em espaços decisórios e a carência de mecanismos de governança e transparência plenamente consolidados.