O Abrigo Bom Jesus, instituição de longa permanência para idosos que atua em Cuiabá, já recebeu mais de uma tonelada de alimentos coletados na retomada das atividades da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os alimentos entregues a partir da ação desenvolvida na UFMT ajudam na manutenção do abrigo que atende quase 100 idosos e que teve o volume de doações reduzido durante a pandemia de Covid-19.
Segundo Marcia Ferreira, conselheira da Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, a pandemia mexeu muito com a rotina do Abrigo Bom Jesus. “Com a pandemia nós tivemos que manter a visitação proibida, até porque um novo surto ameaça surgir agora. Não tínhamos aberto para visitação e com isso as doações caem drasticamente. São 89 idosos, a maior parte deles acamados e nós temos quase 50 funcionários. Então temos uma necessidade muito grande de alimentos porque são cinco refeições diárias”, explica a conselheira.
Ao todo, foram entregues 1120 kg de alimentos não perecíveis para o abrigo. O abrigo possui uma grande demanda por suprimentos, considerando o número de pessoas atendidas. A conselheira Marcia Ferreira conta que são mais de 5 mil fraldas utilizadas mensalmente. “Atitudes como essa, do corpo da Orquestra Sinfônica, em muito nos ajuda. É a somatória de todos os esforços para dar o melhor aos nossos acolhidos. São exemplos que se multiplicam”, conta Marcia Ferreira, acrescentando que o Abrigo Bom Jesus já recebeu outras doações depois da entrega realizada pela Orquestra da UFMT.
Para o maestro da Orquestra Sinfônica da UFMT, Fabrício Carvalho, o volume de doações foi bastante expressivo e alegra tanto quanto o resultado técnico da retomada da orquestra. “Essa atividade que a Orquestra desenvolve em parceria com ações sociais tem um histórico e a gente fica muito feliz e satisfeito. Ainda mais porque o Abrigo Bom Jesus é uma entidade muito séria, que conheço pessoalmente”, destaca o maestro da Orquestra Sinfônica da UFMT.
Orquestra desenvolve papel público
Fabrício Carvalho enfatiza o papel da Orquestra como serviço público. “Nada mais gratificante do que prestar um bom serviço público para a sociedade, que foi a entrega do concerto e ainda contribuir socialmente. A Orquestra ficou muito feliz e muito honrada com a parceria”, relata o maestro que já planeja outras parcerias. A proposta é que em cada atividade da Orquestra Sinfônica da UFMT haja um caráter beneficente a diferentes entidades.
“Virão outras porque a ideia é de em todo concerto que a gente fizer, seja no teatro ou em outros espaços, a gente possa se alinhar com entidades sérias com trabalhos importantes para a sociedade e buscar não só alimentos, mas livros e roupas. Tudo que puder servir a sociedade, a Orquestra vai estar junto”, afirma Fabrício Carvalho.
Marcia Ferreira agradece o apoio da UFMT e de diferentes iniciativas. Ela explica que são doações de alimentos não perecíveis e leite que juntos com as doações da Orquestra da UFMT vão ajudar o Abrigo Bom Jesus nos cuidados aos 89 acolhidos. “Mais uma vez o abrigo comprova a solidariedade e o carinho que a sociedade de Cuiabá tem para com a instituição e com os idosos”, ressaltou Marcia Oliveira. Para conhecer mais do trabalho do Abrigo Bom Jesus é possível entrar em contato a partir do e-mail contato@abrigobomjesus.com.br, ou dos telefones (65) 3322-9021 e (65) 3644-1706.
Leia mais:
Orquestra Sinfônica da UFMT volta com emoção e solidariedade