PORLuiz Carlos Bezerra
Jornalista

DATA12 de Agosto de 2022

Acadêmico

Organização e gestão do tempo acadêmico é tema de palestra

Atividade acontece nesta segunda-feira (15)

O Coletivo Negro Universitário (CNU) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizam na próxima segunda-feira (15), às 18h, horário de Cuiabá, a palestra Estratégias de organização e gestão do tempo acadêmico. A ação acontece pelo Youtube, e é destinada aos estudantes negros e negras de graduação e ingressantes por Políticas de Ações Afirmativas nos Câmpus de Barra do Garças, Cuiabá, Sinop e Várzea Grande.

A palestra integra o módulo "Pega a visão: Tipos de textos acadêmicos", que é o segundo do Projeto "Na Txintxa: Descomplicando a escrita acadêmica!", que conta com o apoio do Edital da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) da UFMT.

O evento será conduzido pela  psicóloga e mestra em Educação pela UFMT, Daiane Silva Santos (Abayomi Jamila), que abordará questões de raça, gênero e trará reflexões sobre estratégias de otimização de tempo e recursos como respostas às demandas advindas do cotidiano da graduação.

"Como encontrar possibilidades de dar conta da vida acadêmica, tendo em vista as demandas que precisamos responder no trabalho ou no contexto familiar, por exemplo? Por vezes, a gente não dá conta, e toda essa sobrecarga é também atravessada por todos os marcadores sociais que carregamos”, argumenta a palestrante, que também é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A acadêmica do curso de Letras  e integrante do CNU, Maria Clara Bertúlio reforça o convite para o evento virtual e fala da importância da ação. “A palestra será aberta à comunidade e público geral que tenham interesse na temática. Esperamos que esta abordagem, que adere à uma compreensão ampliada do conceito da escrita, possa contribuir como subsídio para as (os) acadêmicas (os) ingressantes na Universidade pelo sistema de cotas raciais”, explica.

Curso possibilita desenvolvimento de habilidades

O projeto "Na Txintxa: Descomplicando a escrita acadêmica!" é ofertado de forma on-line, composto de três módulos, sendo realizado entre julho e setembro deste ano. O objetivo da ação é fomentar e disseminar técnicas de comunicação e escrita capazes de prover habilidades de estudantes negros e negras ingressantes nos cursos de graduação da UFMT para a produção de textos acadêmicos.

“Coerente com a perspectiva colocada para a comunidade negra, é importante dizer que a composição docente é formada, prioritariamente, por professoras (es) e pesquisadoras (es) negras e negros”, explica Maria Clara Bertúlio.

O CNU nasce na UFMT em 2013 a partir de necessidades conjuntas relacionadas às questões raciais e à universidade. É um Movimento Social Negro atuante no âmbito da academia, cujo espaço político se dá por meio de processos educativos, realizando formação contínua sobre as Relações Étnico-Raciais no Brasil e demais assuntos pertinentes a vivência na UFMT.

O contato com o CNU pode ser realizado via e-mail: coletivonegrodaufmt2015@gmail.com  ou escritanatxintxa@gmail.com.

Redes sociais:

Instagram: @cnuufmt Facebook: Coletivo Negro Universitário da UFMT.

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças