PORCarlos Rocha

DATA25 de Maio de 2022

Observatório aborda ensino de filosofia em Mato Grosso

Grupo vai atuar na preparação do 2º Colóquio Filosofia e Educação

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) conta com um novo observatório, direcionado ao ensino de filosofia em particular. O Observatório do Ensino de Filosofia em Mato Grosso (OBEFIL-MT) começa a funcionar em 2022 levantando e sistematizando dados e informações sobre o ensino de filosofia no Estado de Mato Grosso, incluindo a participação em eventos acadêmicos. O grupo vai atuar também na elaboração de cursos de formação continuada para docentes do ensino básico, além da organização e elaboração de materiais didáticos.

Segundo o coordenador do OBEFIL-MT, professor Rodrigo Marcos de Jesus, o projeto de extensão acompanha e analisa as implicações do novo ensino médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de filosofia em Mato Grosso. Além disso o grupo vai incentivar a elaboração de materiais didáticos e de contribuir para a formação continuada de docentes da educação básica.

“A ideia é criar um espaço de diálogo entre universidade e escola, docentes do ensino superior e docentes da educação básica, licenciandos e comunidade escolar. O OBEFIL será um espaço de investigação sobre o ensino e de criação de recursos educacionais, operando na formação profissional e na troca de experiências inovadoras no ensino de filosofia”, explicou o professor. O observatório concluiu o processo de seleção de voluntários que vão atuar tanto em atividades relacionadas ao ensino de filosofia quanto de ciências humanas.

O professor Rodrigo Marcos de Jesus explica que o observatório vai articular a graduação e a pós-graduação em Filosofia. “O OBEFIL começa este ano como um projeto piloto e a intenção é seguir como um projeto de extensão contínuo ligado ao Departamento de Filosofia da UFMT, articulando a graduação em filosofia com a pós-graduação (em especial o mestrado profissional em filosofia) e com as escolas públicas. Pretende ainda estabelecer parcerias com outros observatórios do país e com a secretaria de educação do estado”, pontuou.

Observatório planeja 2º Colóquio Filosofia e Educação

O OBEFIL-MT planeja uma série de ações que incluem a análise da legislação e dos documentos curriculares da área de filosofia, a criação de acervo de obras e de recursos de aprendizagem com acesso público. Acontecem ainda três encontros com docentes, profissionais de pesquisa e gestão para troca de experiências sobre o ensino de filosofia. Além destes encontros o observatório vai atuar no II Colóquio Filosofia e Educação que acontece na UFMT nos dias 23, 24 e 25 junho.

O planejamento do OBEFIL-MT inclui ainda o Círculo de Leitura em Filosofia e Educação como curso de curta duração, com 3 módulos independentes, para análise de obras de referência em filosofia e educação. “A certificação será feita para cada ação planejada. Haverá inscrições e, dependendo da ação, tarefas a serem entregues para obtenção de certificado. Atualmente contamos com 4 estudantes voluntárias/os, da licenciatura e do bacharelado em filosofia”, conta o professor acrescentando que outras pessoas poderão participar ao longo do ano, tanto da filosofia quanto de outros cursos.

Segundo o professor Rodrigo Marcos de Jesus estudantes de ciências sociais e educação podem participar. “Em breve estará disponível uma página na internet com informações gerais sobre o OBEFIL. E as pessoas interessadas, tanto da universidade quanto da comunidade externa, podem entrar em contato através do e-mail rodrigomarcosdejesus@yahoo.com.br ou pelo WhatsApp (65) 9280-0073”, finalizou.

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças