O Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (NuPES) publicou a edição de número 9 de seu boletim informativo semestral. A edição trata do papel da Faculdade de Economia (FE) no desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso. A FE completa 60 anos em setembro de 2025. Além disso, o boletim trata também do cumprimento de metas de inflação como parte da política monetária realizada no Brasil.
A revista traz cum artigo do professor Fernando Tadeu com pontos sobre a história da Faculdade de Economia e como ela contribui para a consolidação do desenvolvimento da UFMT. A Faculdade de Economia completa 60 anos em setembro, enquanto a UFMT celebra 55 anos em dezembro. O professor relembra ações e projetos realizados, assim como a construção de conhecimento para o desenvolvimento regional sustentável de Mato Grosso.
A seção de Conjuntura Econômica traz a análise da professora Aniela Fagundes Carrara, intitulado “A meta de inflação e a dificuldade de cumpri-la: o que mais é necessário fazer?”, que discute os desafios da política monetária brasileira diante do atual cenário econômico. O artigo aborda como o Brasil utiliza o Regime de Metas de Inflação como parte da política monetária baseada na elevação da taxa de juros, a Selic para combater a alta da taxa oficial da inflação, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Fazem parte do boletim, as atualizações sobre os projetos em andamento, como no âmbito da extensão universitária, pelas ações do projeto Conexão NuPES, que neste semestre realizou o Curso de Estatística Econômica e promoveu a atualização do Portal de Informações, ampliando o acesso a dados, conteúdos e resultados de pesquisas por meio de plataformas interativas. Projetos de Pesquisa como "Levantamento de Preços de Terras em Mato Grosso", "Mapa de Eventos Culturais de Mato Grosso" e "Sistema de Inovação em Mato Grosso: análise do papel das universidades e institutos de pesquisa".