O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, inscreve até o próximo dia 27, para a XVII Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira. Esse evento acadêmico-científico, que acontece paralelo às atividades do SemiEdu 2023, acontece entre os dias 27 e 30 de novembro, em formato híbrido, com transmissão ao vivo no canal do Nepre no Youtube.
O tema deste ano é “20 anos da Lei n. 10.639/2003: currículo, práticas pedagógicas e experiências interdisciplinares para Educação das Relações Étnico-Raciais”. Podem participar toda a comunidade em geral, incluindo intelectuais, docentes da Educação Básica, estudantes de graduação e pós-graduação, e militantes dos movimentos sociais e negro, a Jornada proporciona um espaço para discussões científicas e reflexões sobre a diversidade racial na educação. A programação completa pode ser acessada na página.
A vice-coordenadora do Nepre, a docente Ana Luisa Cordeiro, fala sobre a relevância da ação. “A Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira, realizada pelo Nepre/UFMT, é umevento que congrega comunidade acadêmica interna e externa demarcando discussões sobre as relações raciais na educação sendo de suma importância para construção de uma consciência histórica que visa a emancipação da população negra, processo no qual uma educação antirracista é fundamental para concebermos criativamente a transformação radical da nossa sociedade.”
A professora da Rede Pública de Ensino em Aripuanã-MT, Educação do Campo (Seduc-MT), Marinete Luciana de Oliveira Booni, também destaca a pertinência do evento para a sociedade. “Como professora, vejo na Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira uma oportunidade única de aprimorar meu entendimento sobre questões raciais na educação. Mesmo saindo de Aripuanã, a 1.203 km de Cuiabá, para este evento grandioso, percebo que estou contribuindo para um diálogo nacional sobre diversidade e igualdade na educação. Este esforço se refletirá em nossas salas de aula, enriquecendo o aprendizado de nossos alunos. Será a minha primeira vez no evento, pois sempre tive vontade de ir", destacou.
Realização e história na educação
A programação inclui exposições como "Grandes Heroínas Negras" do parceiro Coletivo Negro Universitário UFMT e "Arte Sustentável e Inclusiva", e uma feira afro com roupas, artesanato, acessórios e delícias típicas regionais.
A Jornada é promovida pelo Nepre-UFMT, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, e é um marco no calendário educacional. Iniciada em 2007, busca aprofundar a compreensão das relações raciais no contexto da educação brasileira. O Nepre foi fundado em 2001, e dedica-se a realizar ações pedagógicas, estudos e pesquisas sobre a dimensão racial na educação.
Para mais informações e-mail: jornadanepre.ufmt@gmail.com. Redes sociais Instagram e Facebook:. Telefone (65) 3615-8447