Em cinco encontros o Projeto de extensão “Vivência Onírìnkèrindó Ìmó” realiza o Minicurso “Vozes de Vila Bela” para tratar da ancestralidade, cultura e resistência de um povo Quilombola. A proposta do curso é de uma experiência única sobre a trajetória dos quilombolas, com destaques para suas lutas por direitos, preservação cultural e afirmação identitária. Os cinco encontros, nos dias 05/09, 12/09, 19/09, 17/10 e 24/10 acontecem entre 18h e 19h30 no Instituto de Educação (IE).
Entre os temas abordados estão a “História dos Quilombos no Brasil; Direitos Territoriais e Políticas Públicas; Mulheres Negras “Resistência e Cultura”; Religiosidade e Cultura, entre outros. A partir do minicurso será construído o grupo que participa do Projeto de extensão “Vivência Onírìnkèrindó Ìmó” (Viajantes do Conhecimento), uma Vivência Quilombola, na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso, entre os dias 20 a 23 de novembro de 2025.
As inscrições são abertas para estudantes, docentes, pesquisadores, lideranças comunitárias e demais interessados na cultura afro-brasileira. O minicurso tem certificado conforme a presença dos participantes, que podem optar pela proposta de 03 horas adicionais por atividade desenvolvida. Para fazer parte da vivência, que também vai contar com certificação, o participante deverá ter no mínimo 80% de aproveitamento no Minicurso.
As inscrições estão abertas até 04 de setembro e as informações estão disponíveis pelo Instagram do projeto de extensão.
Saiba mais no instagram.