Servidores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) podem inscrever-se até quarta-feira (12) na seleção para 30 vagas no Mestrado Profissional em Engenharia de Produção, promovido em parceria da instituição com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Seis destas vagas estão reservadas para ações afirmativas, que envolve candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência. Para participar da seleção é preciso ter diploma de curso superior e enviar a documentação para o e-mail da Pós-Graduação em Engenharia de Produção ppgpep@dep.ufscar.br conforme o edital do processo seletivo.
A lista de documentos a ser enviada para participar do processo seletivo consiste na ficha de inscrição, Currículo Lattes, Projeto de Pesquisa, Declaração de vínculo com membro da Comissão de Seleção, Comprovação que é servidor da UFMT, Declaração de anuência da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) da UFMT para concorrer no edital. Candidaturas a vagas pela Política de Ações Afirmativas precisam ainda de Autodeclaração de cor/raça, Declaração de pertencimento étnico em conjunto com a Declaração da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Autodeclaração de candidatos com deficiência; respectivamente para interessados em concorrer nas cotas para negros, indígenas e para pessoas com deficiência.
A pessoa interessada em concorrer precisa apresentar ainda comprovante de proficiência em língua inglesa e documentos básicos, como CPF, RG ou CNH com foto. O processo seletivo é composto de duas etapas. A primeira é relacionada a avaliação do Projeto de Pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório. Já a segunda etapa é a avaliação da Defesa do Projeto de Pesquisa e Análise do Currículo Lattes, de caráter classificatório. A partir da melhor classificação da nota final, será realizada a distribuição dos candidatos, respeitando o critério de reserva de 20% das vagas para as ações afirmativas. Os seis candidatos melhor classificados com indicação ocuparão as vagas.
O processo de seleção acontece entre 14 de janeiro e 04 de março, com a defesa dos projetos de pesquisa marcada para acontecer entre 21 e 25 de fevereiro. O programa é composto por 4 linhas de pesquisa: Planejamento e Controle de Sistemas Produtivos (PCsP), Gestão da Qualidade (GQ), Gestão de Sistemas Agroindustriais (GSA), Trabalho, Organizações, Tecnologia e Inovação (TOTI). Em caso de dúvidas, o interessado pode acompanhar o vídeo explicativo no Youtube da Gerência de Capacitação e Qualificação ou acessar a página do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção (PPGPEP).