A Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Câmpus do Araguaia, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com inscrições abertas até o dia 14 de janeiro para o Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia. Ao todo são ofertadas dez vagas, e as inscrições serão realizadas on line pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) da UFPB.
O programa, cuja parceria foi aprovada em 2021, é uma resposta à demanda feita pela comunidade do Araguaia por qualificação de recursos humanos. A questão foi identificada durante o desenvolvimento do PET-Saúde na região.
Com foco no eixo estratégico Gestão em Enfermagem, poderão se inscrever somente profissionais com graduação em enfermagem, registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT). Além disso, o candidato deve ter vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública municipal, estadual e federal do Estado de Mato Grosso e, também, nas instituições privadas e filantrópicas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) do estado.
Dentre as exigências da seleção é necessário que a proposta de pesquisa esteja vinculada à Gerontologia como área de concentração com temas centrados em uma das duas Linhas de Pesquisa do Programa: Envelhecimento e Tecnologias Inovadoras para o Cuidado à Pessoa Idosa; Políticas e Práticas na Atenção à Saúde e Envelhecimento, em atendimento ao seu serviço (local de trabalho).
Das dez vagas, duas são reservadas aos candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, segundo a Resolução CONSEPE/UFPB Nº 58/2016.
O resultado da homologação das inscrições será publicado no dia 18 de janeiro, e as propostas de pesquisa aprovadas serão divulgadas no dia 15 de fevereiro. As entrevistas ocorrerão exclusivamente via Google Meet e acontecerão na semana de 21 a 25 de fevereiro.