Nesta quarta-feira (30), às 09h (horário de Cuiabá-MT), acontece o lançamento do livro “Mulheres da Comunicação – Região Centro-Oeste”. A atividade, aberta e gratuita, em formato virtual, via canal do PPGCOM no YouTube, é também uma homenagem às professoras pioneiras da área da comunicação em Mato Grosso. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), quem tem docentes representadas na área.
A cerimônia de lançamento contará com a participação especial do professor e pesquisador colombiano Omar Rincón, da Universidad de Los Andes, diretor da Fundação Friedrich Ebert para América Latina, e idealizador do projeto.
A obra integra a coleção latino-americana “Mujeres de la Comunicación”, e tem como foco registrar e valorizar o protagonismo feminino na consolidação do campo da comunicação no Brasil e na América Latina. No Brasil, o projeto será composto por cinco volumes regionais, sendo o da Região Centro-Oeste o primeiro a ser publicado.
Em Mato Grosso, o livro destaca a trajetória de 14 professoras que atuaram ou ainda atuam em universidades públicas do estado, como a UFMT (Cuiabá e Araguaia) e a Unemat (Tangará da Serra), com relevante contribuição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. São elas: Sonia Zaramella, Maria Helena Antunes, Katia Meireles, Mariângela Lopez, Marluce Scaloppe, Janaina Capobianco, Maria Rosário Orquiza, Lucia Helena Possari, Vera Lucia Lopes, Claudia Moreira, Andrea Fernandez, Luciana Borges, Débora Tavares e Hélia Vannucchi.
A coordenação nacional do projeto é realizada pelas pesquisadoras Nilda Jacks, Lírian Sifuentes e pelo professor Guilherme Libardi. Já a coordenação regional do Centro-Oeste ficou sob responsabilidade do professor Benedito Dielcio Moreira (UFMT), da professora Dione Oliveira Moura (UnB) e da professora Márcia Gomes (UFMS). As bionotas que compõem o volume foram redigidas por pesquisadoras da UFMT (Cuiabá e Araguaia) e da Unemat.
*Com redação Juliana Michaela L. Vieira – jornalista do IFMT e doutoranda do PPGECCO/UFMT, com informações do livro “Mulheres da Comunicação – Região Centro-Oeste”.
