PORGerência de Imprensa
ascom@ufmt.br

DATA14 de Setembro de 2021

Laboratórios da UFMT recebem materiais

Unidades estavam cadastrados na plataforma de cooperação SociaLab

A Pró-reitoria de Pesquisa (Propeq) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu e entregou materiais disponibilizados pela plataforma SociaLab, rede de compartilhamento de materiais que conecta pesquisadores de todo o Brasil. Na Universidade foram contemplados oLaboratório de Análises Microbiológicas e Parasitológicas (LAMP), do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) do Câmpus de Sinop; o Laboratório de Ensino de Microbiologia e Biologia Molecular (Micromol) e o Laboratório de Biotecnologia e Ecologia Microbiana, ambos do Instituto de Biociências (IB); e o Laboratório de Estudo de Metabolismo Celular do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET), todos do Câmpus Cuiabá.

O SociaLab foi idealizado pelo professor Lúcio Freitas-Junior, da Universidade de São Paulo (USP), que possui longa experiência em pesquisa na área de Ciências Biomédicas no Brasil e no exterior  e é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi desenvolvido em conjunto com os estudantes Fernando Tocantins e Matheus Morroni.

Pesquisas feitas pela equipe que desenvolveu o SociaLab indicaram que cerca de 20% do total de reagentes adquiridos são utilizados dentro do seu prazo de validade pelos grupos. Os 80% restantes são descartados a partir de processo de tratamento oneroso, utilizando recursos financeiros que poderiam ser investidos em outras demandas da instituição.

O SociaLab permite que esses excessos de reagentes sejam compartilhados com outros grupos de pesquisa, iniciativa que favorece uma utilização eficiente e ecologicamente correta de reagentes pelos laboratórios de ensino e pesquisa brasileiros.  Por meio dessa rede de cooperação, reagentes que não serão mais usados e estejam dentro do prazo de validade podem ser disponibilizados para doação a pesquisadores que não dispõem, mas precisam desses reagentes. Doações de empresas também são disponibilizadas aos usuários da rede, incluindo insumos importantes para o desenvolvimento das pesquisas.

O professor Marcos Antonio Soares, coordenador do Laboratório de Biotecnologia e Ecologia Microbiana do IB foi contemplado com parte desses materiais e salientou a importância desse tipo de interação entre os pesquisadores, pois, além da destinação adequada desses produtos, permite que novas parcerias sejam firmadas, aumentando a capacidade dos laboratórios na execução de suas pesquisas.

O SociaLab foi divulgado pela Pró-Reitoria de Pesquisa por meio de processo SEI.

Saiba mais sobre a proposta do SociaLab no endereço www.socialab.com.br.

TAGS:

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!