O Instituto de Física (IF), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realiza nesta sexta-feira (08), em comemoração ao aniversário da capital mato-grossense, o VI Minicircuito de Astronomia “Descobrindo o céu de Cuiabá”. O evento acontece no Bloco Didático II da UFMT, Câmpus de Cuiabá, com início às 08h30, e tem na programação palestras, mostras científicas, oficinas gratuitas e abertas à toda comunidade.
As inscrições para as oficinas podem ser feitas no link, e entre elas está a montagem de foguetes de papel, para crianças de 05 a 10 anos. O evento também tem a atividade Descobrindo os Anéis de Saturno e fases da lua, para crianças de 04 a 07 anos.
Entre as palestras, o evento traz o tema Mulheres nas Ciências, proferida pelas discentes do curso de Licenciatura em Física da UFMT, Ana Carolina Assis e Viviane dos Santos. Também acontece a palestra Diversidade sexual e de gênero nas Ciências Exatas e Naturais, que será ministrada pelo professor Ítalo dos Anjos, do Departamento de Química da UFMT.
Evento integra aniversário de Cuiabá e volta a ser presencial
O coordenador geral do projeto, professor Elvis Silva, conta que o Minicircuito de Astronomia “Descobrindo o céu de Cuiabá” integra a agenda de festividades em comemoração ao aniversário de Cuiabá desde 2016, e que essa é a primeira edição presencial após o período de isolamento social.
“Sentimos muito não poder realizá-lo presencialmente nesses dois anos. Em virtude disso, o tema do evento em 2022 é Ciência pela Vida e pela Diversidade. Por tudo que passamos nesse isolamento, em decorrência do Covid-19, as salas do evento recebem os nomes de professores que faleceram durante a pandemia, como uma forma de prestar homenagem a esses cientistas e colegas de profissão”, destaca o professor.
Elvis Silva, finaliza reforçando que a ação foi preparada tomando os cuidados de biossegurança necessários à prevenção contra o coronavírus, e ressaltando a importância da participação dos mais de 50 discentes da instituição, que auxiliam no planejamento e organização do evento.
O VI Minicircuito de Astronomia “Descobrindo o céu de Cuiabá é realizada por meio do Programa de Extensão Física na Nuvem, e dos projetos de extensão Astronomia no Céu de Cuiabá, Fisicarte e Monitorando o Clima. Tem como parceiros a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) e o Rotary Club de Cuiabá.