Tutores de cães, gatos, animais de produção, silvestres e pets não convencionais como coelhos e roedores tem a possibilidade de atendimento especializado em oftalmologia no Hospital Veterinário do Câmpus Universitário de Sinop (CUS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Desde 2014 há atendimentos rotineiros da área com oferecimento semanal de procedimentos nos períodos de atividade acadêmica no Câmpus de Sinop.
A média mensal de atendimentos é de 25 consultas e cinco cirurgias para animais atendidos no próprio hospital como também encaminhados por clínicas veterinárias de Sinop e de outros municípios da região. Cada consulta tem um valor cobrado, mas para cobrir o uso de insumos, e tem realização a partir de agendamento para horários nas terças-feiras à tarde e sextas-feiras pela manhã. Há também abertura para atendimento fora dos horários programados a partir da constatação de situações de urgência e também da disponibilidade.
Coordenado pelo professor Bruno Gomes, o consultório é aberto a todos os tipos de animais com demanda oftalmológica como cães, gatos, coelhos, roedores, animais de produção e silvestres. O consultório do Hospital Veterinário do Câmpus Universitário de Sinop é referência para casos que exigem diagnóstico e tratamento de doenças oculares em animais. O serviço funciona na assistência à comunidade ao mesmo tempo que como parte do ensino e da pesquisa com estudantes do curso de Medicina Veterinária.
Sete estudantes nas terças-feiras e três nas sextas-feiras atuam no consultório também como parte de projetos de iniciação científica na área com atendimentos realizados no Hospital Veterinário do Câmpus Universitário de Sinop. O agendamento dos atendimentos oftalmológicos acontece pelo telefone (66) 3533-3190.