Sintonizando educação, epistemologia, cultura e psicologia, o Grupo de Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desenvolveu o "PETCast'', conteúdo gratuito, em formato de áudio. Nas publicações, que estão disponibilizadas nas principais plataformas virtuais, são abordados assuntos educativos direcionados para estudantes e comunidade externa, com o objetivo de auxiliar nos estudos e no debate de temáticas sociais. Ao todo já são 10 episódios publicados.
Segundo a tutora do PET Educação UFMT, a professora Rose Cléia Ramos da Silva, uma das estratégias do podcast é garantir acessibilidade e difusão do conteúdo acadêmico. “Pensamos em um material educativo online que seja possível o acesso em qualquer momento para os estudantes e comunidade externa. Com o intuito de auxiliar nas matérias do curso de pedagogia e outras licenciaturas, debatendo temáticas sociais, psicológicas, culturais e epistemológicas envolvidas na área da educação. Desta forma, a proposta de podcast trata-se de uma estratégia acessível, pois é um material de livre acesso em canais de ampla divulgação”, explicou a docente.
No seu primeiro ano de atuação o PETCast já abordou assuntos como a saúde mental das crianças em tempos de pandemia; perspectivas sobre a infância em comunidades indígenas e educação de pessoas com surdocegueira. Os episódios duram cerca de 1 hora e trazem professores e pesquisadores da UFMT para discutir sobre as questões levantadas.
Veiculado em 3 plataformas virtuais diferentes, o PETCast está viável no Spotify e GooglePodcast em formato de áudio. Já no Youtube estão publicadas as gravações dos episódios em formato de vídeo, com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A professora Rose Cléia Ramos da Silva ressalta que a experiência da produção foi vantajosa para todo o grupo envolvido nas gravações. “Essa experiência foi muito enriquecedora para o Grupo PET Educação UFMT, pois proporcionou criticidade e autonomia dos membros bolsistas do Grupo ao estudar e debater a respeito de variados temas, com o objetivo de estimular a reflexão pedagógica e ampliar o conhecimento sobre tantos conteúdos importantes”.
Dedicação Coletiva
Ao montar uma equipe empenhada em produzir a primeira temporada do podcast, o Grupo PET Educação reuniu 39 participantes, entre docentes, estudantes, membros do grupo, psicóloga e intérpretes de libras. Na hora de selecionar os temas abordados, o trabalho coletivo também foi fundamental.
“Para cada episódio do podcast foram escolhidas questões urgentes no campo da educação. No processo, metade dos temas foram escolhidos entre os membros do Grupo e a outra parte por meio de enquetes no instagram, pelo público externo e interno da Universidade. Sempre com o intuito de fortalecer a tríade acadêmica (ensino, pesquisa e extensão) e estabelecer uma intercomunicação entre os demais grupos e cursos da graduação”, ressaltou a tutora do Grupo PET Educação.
Pensando no o próximo ano, devido a boa recepção dos ouvintes, o grupo já planeja uma segunda temporada com novos temas. “Em vista da boa avaliação do público interno e externo da UFMT, para 2022, o Grupo discutiu, em fase planejamento, a reedição do projeto. Com o objetivo de selecionar temáticas que sejam pertinentes, importantes e despertem interesse para as pessoas que atuam na área da educação e afins”, concluiu a professora Rose Cléia Ramos da Silva.
Acesse o podcast nas seguintes plataformas:
Youtube: PETeducaUFMT
Spotify: PETCAST Educação UFMT
Google Podcast: PETCAST Educação UFMT