A Fundação Uniselva divulgou nesta segunda-feira (14) o edital da 1a edição do Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras e Adicionais de 2022, realizado pelo Instituto de Linguagens (IL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A Fundação Uniselva disponibilizou uma página específica para a prova. Através dela, a fundação recebe as inscrições e apresenta todas as informações da avaliação e as etapas do exame que acontece em modalidade remota, por meio de plataforma digital, nos dias 23 e 24 de abril.
Ao todo o exame tem a oferta de 600 vagas, entre 50 para isenções e 550 para pagantes em atendimento às exigências dos Programas de Pós-graduação stricto sensu, como mestrado e doutorado. As isenções são destinadas às pessoas de baixa renda, servidores (docentes e técnicos administrativos) e alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFMT. O período para pedidos de isenção nos dias 24 e 25 de fevereiro, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e será permitida a solicitação de isenção da taxa para apenas um idioma.
As inscrições regulares, para pagantes, acontecem entre os dias 7 e 22 de março no valor de R$ 160 a partir de formulário eletrônico presente no site da Fundação Uniselva. A Fundação Uniselva alerta que no momento da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, informar uma conta de e-mail do Gmail porque a sala virtual será através da plataforma do Google Meet. Para problemas técnicos na inscrição ou emissão do boleto, o candidato deve entrar em contato imediatamente com a Fundação Uniselva pelo endereço eletrônico npd@uniselva.org.br.
Para a realização da prova o candidato receberá, entre os dias 04 e 09 de abril uma mensagem de e-mail com dados de login e senha para acesso à plataforma digital de realização do Exame de Proficiência. Os candidatos precisam até o dia 18 de abril realizar o teste de acesso na plataforma digital com o login e senha recebidos para a prova nos dias 23 e 24 de abril entre 9h e 9h10 no horário oficial de Mato Grosso. O resultado final será divulgado no dia 16 de maio e o candidato aprovado recebe certificado digital expedido pelo Instituto de Linguagens com validade de 24 meses.