PORAndré Faust
Jornalista

DATA08 de Novembro de 2022

COMPARTILHE

Ciências

Fórum de Sustentabilidade apresenta perspectivas para a UFMT

Evento acontece nesta terça-feira (8) em formato híbrido

Teve início na manhã desta terça-feira (8), o 3° Seminário de Sustentabilidade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o objetivo de divulgar e refletir sobre as práticas sustentáveis construídas e disseminadas dentro da Instituição, buscando consolidar a Instituição como espaço de referência para o debate socioambiental. O evento conta com transmissão do canal do YouTube da TV Universidade.

Para o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, falar sobre sustentabilidade é um desafio diferente a cada época. “Fala-se sobre a natureza desde os pré-socráticos, falando sobre o equilíbrio necessário. Mas e hoje, qual é o ponto de desequilíbrio? Eu acredito que sou eu, somos nós, então precisamos refletir sobre como cada um de nós pode ir para além do cotidiano para ser realmente sustentáveis”, enfatiza o reitor da UFMT.

A programação do evento é composta por diferentes sessões, iniciando por uma discussão ampla sobre o papel da Universidade no debate sobre sustentabilidade e as ações desta em relação ao tema, com destaque para o Plano de Desenvolvimento Sustentável da UFMT.

“Já implementamos nos editais mecanismos para garantir a preocupação com questões sustentáveis nos contratos, instalamos placas voltaicas em todos os câmpus, divulgamos uma cartilha sobre gestão e coleta de resíduos e já estamos trabalhando pela coleta seletiva no Câmpus de Cuiabá, a partir de 2023. Neste sentido, podemos afirmar que a UFMT vem desenvolvendo ações para se tornar cada dia mais sustentável – não podemos dizer que já chegamos lá, mas estamos trabalhando neste sentido”, explica uma das organizadoras do evento, Maria Daniele de Jesus Teixeira.

Para o analista de tecnologia Robson Arruda Feitosa, participante do evento, a discussão sobre a sustentabilidade no mundo é importante pela preocupação com as futuras gerações. “Acho importante participar de eventos como esse para ter mais conhecimento sobre a questão. Temos que estudar, conhecer e implantar a sustentabilidade de modo geral, para deixar um mundo melhor para os outros”, concluiu.

A última sessão inicia às 16h e todo o evento é transmitido pelo YouTube da TV Universidade.

O 3º Seminário de Sustentabilidade da UFMT tem apoio da Fundação Uniselva, do Centro Sebrae de sustentabilidade, do Fundo pela Amazônia JBS, da Prado/Suzuki, Reciclate - Reciclagem e Preservação Ambiental e da Cacau Show: Posto Bom Clima. 


Professores apresentaram iniciativas em sustentabilidade desenvolvidas a partir da UFMT

Premiações

O 3º Seminário de Sustentabilidade da UFMT terá duas premiações e um sorteio ao longo do dia. O primeiro prêmio será o Destaques UFMT Sustentável, idealizado pela Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), em parceria com as pró-reitorias de Pesquisa (Porpeq), Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e de Administração e Infraestrutura (Proadi), com o objetivo de reconhecer e incentivar ações de sustentabilidade que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão.

Os premiados na categoria Projetos de Pesquisa foram os pesquisadores Domingos de Jesus Rodrigues, por “Ecologia e Biodiversidade da Estação Ecológica Rio Ronuro”; Cassiano Spaziani Pereira, por “Doses Complementares de Inoculante Bradyrhizobium Japonicum via Foliar em Diferentes Estágios Vegetativos na Cultura de Soja”; e Eralci Moreira Terézio, por “A Síntese eletroquímica de Poly(3-alkyl tiofenos) no Desenvolvimento de Células Fotovoltaicas Orgânicas".

Já os premiados na categoria “Projeto de Extensão” foram os projetos “Plano de Gestão para o Centro Histórico de Cuiabá, da professora Luciana Mascaro; “Clínica de Diagnose de Doenças de Plantas”, da professora Solange Maria Bonaldo e; “Gara – Rede de Cooperação para a Sustentabilidade”, da professora Rafaella Teles Arantes Felipe. Também haverá uma premiação para o concurso de “pitchs” sobre dissertações e teses de pesquisadores egressos ou prestes a concluir seus trabalhos nos programas de pós-graduação da UFMT.


1/46
TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30