Docentes da Faculdade de Medicina Veterinária (Favet) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) passaram a quarta-feira (04) embalando, transportando, carregando e descarregando esqueletos de animais silvestres, caixas de insetos e partes de animais conservadas, além de uma parafernália de objetos. O motivo: realizar a logística e montagem da IV Mostra de Projetos Pro-Pantanal, que acontece na quinta (05) e sexta-feira (06), no Memorial Rondon, localizado no Distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger.
O evento de caráter científico reúne projetos de extensão desenvolvidos na Favet-UFMT, como o “Bicho por Dentro”, “Acervo Anatômico de Animais Domésticos”, “ZooAção” e “Bio na Rua”, integrados na temática da educação ambiental e tem visitação aberta ao público entre 8h30 e 11h30 e das 13h30 às 17 horas. A entrada é gratuita e para todas as idades.
A Mostra de Projetos Pro-Pantanal será realizada em meio à programação que comemora os 157 anos de nascimento do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, nascido naquela localidade e reconhecido internacionalmente pelas ações de integração do país por telecomunicações, defesa das populações indígenas e participação em missões científicas a Mato Grosso.
A Mostra será no formato de exposição interativa, de modo que o público visitante poderá interagir com esqueletos de animais silvestres, peças anatômicas de animais domésticos, serpentes, sapos, entre outros materiais biodidáticos, além de conversar sobre aspectos científicos com os acadêmicos.
Estudantes de ensino básico e de ensino médio, da rede pública e privada, além do público em geral, também poderão participar de jogos educativos, como o “quebra-cabeça gigante”, “jogo da memória animal”, “corrida na serpente” e o “não me atropele”.
A coordenação da Mostra é do professor Carlos Eduardo Pereira dos Santos e a vice-coordenação é realizada pelos professores Flávio de Rezende Guimarães e José Ricardo de Souza, todos da Favet. O projeto conta com apoio interdisciplinar do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cidade (Citicom-UFMT) e colaboração de estudantes dos cursos de graduação em Biologia do Câmpus de Cuiabá.
A Mostra de Projetos Pro-Pantanal também foi realizada nas cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Planalto da Serra e Cáceres.
A presente edição conta com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) a partir do Edital 003/2021/Conhecimento a Serviço da Sociedade e tem apoio institucional da Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio de Leverger e da Escola Estadual “Santa Claudina”, no Distrito de Mimoso.