A Pró-reitoria de Cultura, Extensão Vivência (PROCEV) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realiza neste dia 19 de novembro mais um Programa do “Conexão 50: Extensão Viva”. O evento tem o objetivo de reunir as coordenações de projetos de extensão em uma série de encontros online para troca de experiências das ações de extensão realizadas no âmbito da UFMT.
Nesta edição, o encontro visa a troca de experiências entre coordenadoras e coordenadores de projetos extensão com o tema “Visibilidade Feminina e de Gênero na UFMT”. A atividade será transmitida às 19h através do canal da Extensão UFMT em Rede no Youtube.
Confira os participantes programa:
Mediadora: Professora Luana Goulart, do Departamento de Filosofia da UFMT. Pesquisadora no projeto Mulheres Eleitas (LAPPCOM UFRJ/UFRRJ), Coordenadora do Projeto “Hermenêutica da Pandemia” e atualmente realizando especialização em Cuidado e Gênero pela CLACSO, além do doutorado em Filosofia no Husserl-Archiv da UniFreiburg.
Participante: Professora Perla Haydee, da Faculdade de Engenharia da UFMT, campus de Várzea Grande. Doutora em Estudos Linguísticos pelo Instituto de Linguagens da UFMT e Coordenadora do projeto "As mulheres da Engenharia Química e a Disseminação de Conhecimentos no Combate ao Covid-19 " que busca promover a valorização do conhecimento científico, através da disseminação de conteúdos nas redes sociais (Facebook e Instagram), bem como encorajar maior participação de mulheres nas áreas de Ciências Exatas e Tecnologias, através da valorização de profissionais e acadêmicas nessas áreas.
Participante: Professor Italo Curvelo dos Anjos, do Departamento de Química da UFMT. Doutor em Físico – Química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenador do Projeto “I Queermica: promovendo a inclusão LGBTQ+ na Química”, um curso online que aborda o tema da inclusão LGBTQ+ na Química e demais Ciências Exatas e Naturais. É voltado para estudantes, docentes e profissionais da área.
Participante: Professora Rafaela Grassi Zampieron, do Instituto de Ciências da Saúde da UFMT, campus de SINOP. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB) e Coordenadora do Projeto “Uso Racional do Medicamento”, que tem como objetivo a produção de informativos, como cartazes e vídeos, que são divulgados nas redes sociais (instagram) e em Unidades Básicas de Saúde que atendem mulheres, além das populações indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.
Participante: Professor Elvis Lira da Silva, do Instituto de Física na UFMT. Doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Coordenador do Projeto “Mulheres Nas Ciências”, que tem por objetivos divulgar mulheres cientistas, discutir a questão de gênero, combater o assédio sexual, e incentivar o ingresso de mais mulheres nos cursos de ciências exatas.
Participante: Professora Tamires Coêlho, do Departamento de Comunicação Social da UFMT. Doutora em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Coordenadora do Projeto “Pauta Gênero - Observatório de Comunicação e Desigualdade de Gênero”, que monitora meios de comunicação e acontecimentos em âmbito local, regional e nacional, coletando dados e refletindo sobre a desigualdade de gênero em processos comunicativos e coberturas jornalísticas.