A Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, foi palco de um festival de criatividade, diversidade e engajamento com a realização da ExpoArte 2025. O evento, promovido pelos estudantes da disciplina de Publicidade e Propaganda, aconteceu no pátio da Faculdade nesta ultima segunda-feira (1/09), e transformou os corredores da unidade em uma grande vitrine de expressão artística e inclusão social.
Sob coordenação do professor Aclyse de Mattos, a ação contou com stands temáticos de colagens, fotografia (incluindo demonstração de câmera escura e cabine de fotos ao vivo), crochê, caricatura, artesanato e cultura pop dos anos 2000.
A feira ganhou destaque pelo espaço dedicado à acessibilidade e inclusão, com stand de braille, conduzido pela estudante Kayenne Karoline Alves Pereira, com deficiência visual, e seu colega Aldo de Angelis Salzedas, cadeirante, chamou a atenção pela interação direta com o público e pela partilha de vivências sobre o cotidiano de pessoas com deficiência.
“Cada stand contou uma história única. A diversidade de expressões artísticas mostrou que a comunicação é capaz de traduzir sentimentos e aproximar realidades”, destacou a estudante Vitória Lima.
Durante todo o dia, dezenas de visitantes passaram pelo evento, criando um ambiente de troca, aprendizado e celebração da arte feita por e para estudantes. A circulação foi intensa principalmente nos intervalos das aulas, reunindo alunos, professores e membros da comunidade acadêmica.
Comunicação e impacto digital
A força da ExpoArte também se estendeu ao ambiente online. A conta oficial no Instagram @expoarte.2025 obteve, entre os dias 4 de agosto e 2 de setembro:
- 31,6 mil visualizações de conteúdo
- 1,2 mil interações
- 40 novos seguidores
- 16 mil visualizações em reels e posts, com destaque para os 65% de alcance oriundo de não seguidores
O primeiro reels, com o professor Aclyse convidando o público para o evento, ultrapassou 2,7 mil visualizações e consolidou a presença dos chamados “Aclyselovers”, grupo de estudantes e seguidores que acompanha com entusiasmo suas postagens e participações nas redes sociais.
“Assumir a comunicação e ver a repercussão nas redes sociais mostrou como a Publicidade e Propaganda pode gerar impacto real. Tivemos alcance, engajamento e, acima de tudo, conseguimos aproximar as pessoas da UFMT”, afirmou a estudante Daniella Duque, responsável pela comunicação da feira.
“A ExpoArte refletiu nossa geração: criativa, digital e engajada. Foi incrível ver a universidade pulsando arte e inclusão em cada detalhe”, completou a estudante Beatriz Brunetto.
Formação além da sala de aula
Para o idealizador da ExpoArte, o professor Aclyse de Mattos, o evento representa mais do que uma atividade curricular: é uma vivência prática que une arte, comunicação e transformação social.
“A ExpoArte e Publicidade é uma oportunidade de experimentação fantástica para os estudantes. Eles pesquisam, criam, dão vazão ao talento, empreendem, comunicam e têm uma prova viva de economia e comunicação social interagindo com a comunidade. Nesta edição de 2025, ainda tivemos uma comunicação digital muito criativa, feita com leveza, agilidade e até criação de hashtags direcionando para o evento físico. Aclyselovers! Me senti quase um Cacau Show, mas o mérito é todo deles!”, brincou o professor.
“O professor Aclyse é uma inspiração diária. O carinho que ele recebe dos ‘Aclyselovers’ mostra que educar também é criar vínculos e motivar. Isso nos enche de entusiasmo”, afirmou a estudante Laura Monte.
Compromisso com o futuro da comunicação
A ExpoArte 2025 reafirma o papel da UFMT, por meio da FCA, na formação de profissionais criativos, conectados com a realidade e comprometidos com a inclusão e a inovação. O sucesso do evento, dentro e fora do campus, mostra como a arte e a comunicação podem, juntas, transformar olhares, aproximar vivências e criar novos caminhos para o futuro.



