Alunos da Faculdade de Medicina (FM), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), desenvolveram o curso Como Organizar Eventos Online. A ação conta com 08 aulas quinzenais e material de apoio, tendo início no dia 04 de setembro, através da plataforma YouTube, no canal Medicina UFMT. Para participar basta preencher o formulário de inscrição.
A Iniciativa objetiva estimular o conhecimento e o desenvolvimento das habilidades e competências para a realização de eventos acadêmicos, favorecendo o crescimento pessoal e promovendo a ascensão social por meio do ensino. Estimula, portanto, o protagonismo estudantil trazendo maior visibilidade para as ações da Instituição por parte da comunidade externa.
“O projeto espera alcançar direta e indiretamente boa parte da comunidade acadêmica da UFMT de todos os campis, sem restrições de curso. Pretendemos alcançar, principalmente, a comunidade em situação de vulnerabilidade”, afirma Victor Mendes do Carmo, aluno do 5º ano e coordenador do projeto.
A proposta é fomentar ideias de expansão de eventos online, bem como novas possibilidades de projetos de pesquisas e ações voltadas para a adaptação ao meio virtual. Além de promover o ensino à distância e a produção dos discentes durante o contexto de pandemia, tornando-se uma importante ferramenta de manutenção à saúde e enfrentamento à COVID-19.
“Entre as vantagens de se realizar um evento online, nota-se o baixo custo, a possibilidade de realizar e assistir a transmissão sem aglomerações e, também, um maior alcance devido à possibilidade de não estar associado a um local físico”, explica o discente.
A equipe do projeto conta com os alunos Victor Mendes do Carmo, Vitória Mayumi Takagi, do 4º ano e Camila Vieira Gomes, do 3º. Os discentes têm experiência de organização de cursos para mais de 20 mil inscritos, com repercussão internacional, habilidade com midiakit, solicitação de patrocínios, conhecimento de plataformas e burocracias envolvendo projetos de extensão.
Atualmente, a equipe faz parte da realização do Congresso Online de Infectologia, também apresentando números imponentes, tendo o marco de 10 mil inscritos em menos de 24 horas de abertura das inscrições.
A iniciativa foi aprovada como projeto da Pró-reitora de Assistência Estudantil (PRAE) como "Apoio financeiro a projetos estudantis de intervenção em contexto da COVID-19".
Confira o cronograma das aulas:
04 de setembro: Comissão organizadora e divisão de funções;
18 de setembro: temas, recortes e palestrantes;
02 de outubro: Partes burocráticas de um evento online;
16 de outubro: Utilização de plataformas digitais;
30 de outubro: Confecção de artes de divulgação e “mídia kit”;
13 de novembro: Patrocínios e maior engajamento no seu evento;
27 de novembro: Como unir o ensino com outras esferas: pesquisa e extensão em eventos online;
11 de novembro: Como gerenciar funções e controlar o nervosismo