A Especialização em Mídias Digitais para a Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promove até as primeiras semanas de março as bancas de defesa dos Trabalhos Individuais de Conclusão de Curso (TICC) de mais de 100 pós-graduandos de cinco polos nas cidades de Cuiabá, Diamantino, Canarana, Sapezal e Vila Rica. Entre as principais temáticas abordadas, esteve a utilização de novas mídias durante o período da pandemia da covid-19 com a formação, pesquisa e proposição de estratégias na educação pública.
O curso começou em novembro de 2020 com o atendimento a profissionais da rede pública de educação em efetivo exercício nos âmbitos municipal, estadual e federal. “É um momento muito importante com impacto direto na formação de professores e na educação como um todo, pois a maioria dos especialistas que se formam agora estão atuando em sala de aula aplicando as reflexões que fizemos na pós-graduação”, afirmou a coordenadora da Especialização e chefe do departamento de Comunicação da UFMT, Claudia da Consolação Moreira.
A especialização teve como objetivo atualizar as linguagens utilizadas por professores e pedagogos em sala de aula. Mesmo iniciando antes da pandemia da covid-19, as atividades à distância apresentaram propostas de integração de mídias e tecnologias digitais no momento de ministrar as aulas. A renovação de estratégias didáticas e a melhoria nas condições de trabalho fizeram parte da capacitação para utilizar os instrumentos de comunicação que já estão presentes no dia a dia dos estudantes da rede pública.
Ao todo cinco tutores foram selecionados em conjunto com dez professores pesquisadores da UFMT especialistas na área de comunicação e educação. Para o professor e servidor público da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Edelson Regis de Lima, a especialização foi uma oportunidade de aprendizado e formação continuada. “Tivemos várias aulas e discussões que além de enriquecer o currículo e as nossas atividades no cotidiano, também proporcionaram reflexões sobre o aprimoramento da utilização de uma diversidade de mídias na prática educativa”, destacou o estudante.