O curso de Radialismo e de Cinema e Audiovisual da UFMT traz de volta, nesta sexta-feira (19), o RANEMA - encontros virtuais com pesquisadores e profissionais de audiovisual para um bate papo com estudantes da área de comunicação social. O primeiro encontro virtual deste ano é com o cineasta cuiabano Luiz Marchetti para conversar sobre a sua carreira no audiovisual e lançar seu mais novo curta metragem “A partir... Podemos...” baseado no conto homônimo de Ivens Cuiabano Scaff. O encontro virtual será pelo canal do Encontros Ranema no YouTube, as 9h da manhã (horário de Cuiabá). O evento é aberto ao público que pode acessar pelo link.
Luiz Marchetti é diretor, roteirista, curador audiovisual e produtor. Formado em Belas Artes pela Casa de Artes de Laranjeira no Rio de Janeiro, trabalha desde jovem com Artes Cênicas. Residiu por um período na Inglaterra, onde fez uma especialização em Filme e Vídeo na Central Saint Martins e mestrado em Arte pela Westminster de Londres. Hoje o cineasta é a pessoa por traz do CALM (Centro Audiovisual Luiz Marchetti) por onde pesquisa e produz diversos produtos audiovisuais em Mato Grosso.
O Encontros RANEMA surgiu como projeto de extensão universitária da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT sob a orientação das professoras Claudia Moreira e Ana Graciela Fonseca Voltolini.Este ano faz parte das atividades da disciplina “Prática de radiodifusão em sistemas digitais” do curso de Radialismo. “O Encontros Ranema surgiu no ano passado como resultado de uma pesquisa com os estudantes de audiovisual sobre possíveis atividades a serem desenvolvidas durante a pandemia de modo remoto” explica a professora Claudia Moreira que ministra a disciplina. O projeto teve início em agosto de 2020 e no segundo semestre daquele ano realizou sete lives com a participação de realizadores do audiovisual em Mato Grosso e pesquisadores no campo de mídias de São Paulo.