Inscrições para as residências uniprofissionais do Exame Nacional de Residência (Enare) estão abertas. Interessados têm até 18 de julho para se inscrever, por meio da página do exame. O Enare é aplicado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Ao todo são 25 vagas para o Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária da UFMT em Cuiabá com bolsa de R$ 4106,09 com pagamento mensal.
Em Cuiabá, as 25 vagas estão distribuídas por 9 programas de residência da seguinte forma: , Clínica Médica em Animais de Companhia (4 vagas/ano); Anestesiologia e Medicina de Emergência Veterinária (2 vagas/ano); Patologia Clínica Veterinária (2 vagas/ano); Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia (4 vagas/ano); Clínica e Cirurgia de Grandes Animais (2 vagas/ano); Medicina de Animais Selvagens (3 vagas/ano); Patologia Animal (2 vagas/ano); Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária (2 vagas/ano).
Em Medicina Veterinária Preventiva são 4 vagas por ano, com as subáreas Microbiologia Veterinária/Biologia Molecular, Atendimento de Moléstias Infecciosas e Parasitologia Veterinária. Na área de Atendimento de Moléstias Infecciosas e Parasitologia Veterinária a oferta acontece somente em anos ímpares, como é 2025. O Enare 2025 será constituído por única etapa obrigatória, de caráter eliminatório e classificatório — exame escrito (prova objetiva), que corresponderá a 100% da nota final.
Em todo o Brasil o exame oferta 3.547 vagas de residência multiprofissional e 781 vagas para uniprofissional, além de 7.060 vagas de residências médicas (destas, 153 são para reserva militar). Para as especialidades médicas — tanto as de acesso direto ou quanto as que exigem pré-requisito —, as inscrições serão de 7 a 18 de julho. No total, o Enare oferece 11.388 vagas de residências de 237 instituições participantes, o que representa aproximadamente 28% a mais de vagas oferecidas comparado com a última edição.