PORLuiz Carlos Bezerra
Jornalista

DATA16 de Setembro de 2022

COMPARTILHE

Institucional

EIT atua na organização da 2ª Semana da Inovação de MT

UFMT e outras instituições organizam evento que começa na segunda (19)

Começa na próxima segunda-feira (19), a 2ª Edição da Semana da Inovação de Mato Grosso (SIMT). O evento será presencial, no Centro de Eventos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Cuiabá, com  palestras, conexões, workshops e oficinas com profissionais de renome nacional e internacional na inovação. A ação conta com a realização do Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) da Universidade Federal de Mato Grosso e parceiros. As inscrições e a programação são gratuitas e abertas a toda população.

O diretor do EIT, professor Raoni Florentino da Silva Teixeira, destaca a importância da presença da Universidade nesse evento. “ A própria definição de inovação traz a UFMT para dentro desse movimento, devido seu caráter institucional que visa contribuir com o desenvolvimento do Estado por meio das descobertas científicas e invenções. A semana da Inovação é mais uma oportunidade para que isso possa acontecer, nos aproximando de outros parceiros como setor produtivo e governo”. Explica complementando que há diversos desdobramentos possíveis deste processo, como aumento de novas propostas e diálogos para implantação de ideais, negócios, produtos e serviços que possam chegar ao cidadão.

A Gerente de Empreendedorismo, Incubação e Propriedade Intelectual do EIT, professora Patrícia Cristiane de Souza, conta que a UFMT atua como co-organizadora neste evento desde sua primeira edição. “Analisando o cenário do empreendedorismo e inovação no Estado percebemos que há uma crescente expansão e este evento é de suma importância. Os laços entre os atores do ecossistema estadual tem se fortalecido.  Uma mostra disso é esse evento que hoje conta com mais de 20 instituições e uma programação que contempla excelentes atividades com profissionais de renome nacional e internacional na área”, explica.

Como parte da extensa programação que inicia na segunda-feira, às 20h, com a palestra “A necessidade como combustível para empreender”, que será ministrada por Karine Oliveira, Ceo na Wakanda, a professora conta ainda que a Universidade, juntamente com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), organizam,  por meio de seus Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), o painel “Inovação como Eixo de parceria entre Universidade e Setor Produtivo”.

“Sabendo que Mato Grosso possui grandes instituições de ensino superior e é celeiro do Brasil que vem despontando cada vez mais no uso de tecnologias, e considerando que o estado configura-se como cenário ideal para parcerias de sucesso entre universidades e setor produtivo, estaremos realizando na sexta-feira (23) esse painel. Essa é uma excelente  oportunidade para provocar essas iniciativas e despontar ainda mais a inovação tecnológica no nosso estado”, ressalta a Gerente, complementando que essas alianças permitem que empresas tenham acesso ao desenvolvimento de pesquisas que gerem novos produtos, processos e/ou serviços para a sociedade. 

 O painel contará com a participação dos professores Rubia Cristina Arantes Marques, do Polo de Inovação do Instituto Federal Goiano (IFG), Donato Alexandre Gomes Aranda, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rebeca Lydia Pernambuco Lins Pessoa, da Fundação Uniselva da UFMT e da mesa instituição, Paulo Ramalho, que fará a mediação.

 Programação diversificada 

Dentre a extensa programação, na terça-feira (20), às 14h, acontece a Oficina: Editais de Fomento à Inovação, Por onde começar?, que será conduzida pelos palestrantes Claudia Marisa Rosa e Fernando de Nielander Ribeiro. Neste mesmo dia, às 19h, acontece o lançamento do edital da segunda edição do Prêmio InovaMT, que objetiva reconhecer as empresas que atuam em gestão de inovação em Mato Grosso.

Já na quarta-feira (21), também dentre a programação,  às 15h acontece a palestra Agricultura 4.0: aplicações reais pelo mundo com o palestrante Ricardo Sodré. Às 20h, será a palestra “Oportunidades no Cenário econômico do Brasil”, com o convidado Teco Medina,  autor dos livros “Investindo em Ações – Os primeiros passos”, “Investindo sem Erro”, e “Investindo no Futuro”, todos pela Editora Saraiva. 

“São diversas áreas que serão abordadas durante essa semana. Para quem não está em Cuiabá, a programação do palco principal poderá ser acompanhada de forma remota. Esperamos um público de mais de duas mil pessoas”, explica  a professora, complementando que  a Incubadora Priante do EIT da UFMT também figura na programação como parceiros do Workshop de Investimento e da Rodada de Investimento, que também acontecem na sexta-feira (23).

 Acesse a programação completa no site do evento.

Leia mais:

UFMT e parceiros realizam 2ª Semana da Inovação de MT

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30