A Editora da Universidade Federal de Mato Grosso (EdUFMT) lança, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), 14 livros digitais com temáticas relacionadas à educação básica. A publicação das obras é uma estratégia de construir meios de acesso à leitura para mais pessoas, ampliando o alcance das bibliotecas pertencentes às instituições. Por isso, desta vez, os livros estão disponíveis online, gratuitamente e sem limite de download. Em breve, um evento online, marcará o lançamento das obras.
O projeto, coordenado pelo Pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, professor Renilson Rosa Ribeiro, teve orçamento de R$ 100 mil e objetivou produzir um conjunto de obras digitais acadêmico-científicas dos pesquisadores/professores do IFMT por meio de edital de chamada interna de publicações.
A política de publicação de obras, a partir da parceria em parceria entre EdUFMT, Fundação Uniselva e IFMT visa a divulgação da produção relacionadas aos campos de ensino, pesquisa e extensão da instituição em formato digital endereçado à comunidade acadêmica, bibliotecas, estudantes e professores da educação básica e pesquisadores atendendo às especificidades da educação básica e tecnológica de Mato Grosso.
Para a escolha das obras, foi constituída uma Comissão de Trabalho de Acompanhamento do projeto com docentes da UFMT e IFMT; lançado edital de chamada de originais para publicação de livros digitais por professores e pesquisadores do IFMT; e a seleção editoração e publicação de 14 títulos inéditos de interesse sobre a educação, ciência e tecnologia em Mato Grosso – em formato digital, sendo editados oito títulos em 2020 e seis em 2021 pela EdUFMT, coordenada pelo professor Francisco Xavier Freire Rodrigues.
Publicações
Foram publicadas as seguintes obras:
“Instituições e desenvolvimento: percursos políticos e econômicos de Mato Grosso”, de Adilson Vagner de Oliveira;
“Agente antiparasitário aceturato de diminazeno: uma análise de sua toxicidade e atividade anti-schistosoma mansoni não clínica”, de George Laylson da Silva Oliveira e Ana Paula dos Santos Correia Lima da Silva;
“Bullying, racismo e identidade no contexto escolar dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMT”, de Jair Aniceto de Souza;
“Sobre ensino de Matemática: experiências docentes no IFMT Campus Juína”, de Jefferson Bento de Moura e Erick dos Santos Silva;
“Riscos e estratégias de sobrevivência: flanelas e malabaristas”, de Juliano Batista dos Santos;
“Educação Física no Ensino Médio: reflexões e práticas exitosas”, de Larissa Beraldo Kawashima e Evando Carlos Moreira;
“Menina dos olhos de Deus: um olhar sobre exploração sexual em interface com a educação”, de Raquel Martins Fernandes;
“Diferentes formas de utilizar frutos encontrados no cerrado de Mato Grosso”, de Rozilaine Aparecida Pelegrine Gomes de Faria;
“Cabeça, tronco e membros: ensaios sobre os caminhos da palavra, de Luiz Renato de Souza Pinto;
“Educação Física no Ensino Médio Integrado da Rede Federal: compartilhando experiências”, de Larissa Beraldo Kawashima. Marcos Godoi e Elias Martins;
“Processo de Ocupação de Cuiabá e sua Relação com o Futebol em Mato Grosso”, de Frankes Marcio Batista Siqueira;
“Educar e ensinar a educar: desafios contemporâneos das humanidades”, de Hilda Regina Pereira Menezes Olea;
“Bullying: caminhos para o combate”, de Raquel Martins Fernandes; e
“PROFMAT em MT: Coletânea dos primeiros trabalhos”, de Nayara Longo Sartor Zagui.
A íntegra das edições está no site da EdUFMT.