PORAndré Faust
Jornalista

DATA04 de Novembro de 2021

Comunidade

Ebook infantil aborda a ciência no universo microscópico

A obra faz parte da série “Pequenos Cientistas”

Pensando no aprendizado da criançada, o programa de extensão MT Ciência, desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lançou recentemente o livro infantil “Protozoários e Helmintos”, como parte da coleção Mundo Invisível, com o objetivo de explicar e educar sobre os parasitas que interagem conosco no dia-a-dia. O acesso online à coletânea está disponível gratuitamente, e quem preferir pode realizar o download na Página do MT Ciência.

“Os livros da série Pequenos Cientistas têm como proposta construir o conhecimento técnico e valorizar o conhecimento científico junto às crianças desde os primeiros esforços no processo de alfabetização. Propomos isso através do uso de materiais bibliográficos de diversos temas, construídos por pesquisadores da UFMT e também de outras instituições universitárias”, explica o coordenador do MT Ciência, professor Evaldo Pires.

Com o auxílio das obras, professores e responsáveis podem introduzir o mundo científico ao público infantil, já que nos livros da coleção é possível conhecer mais sobre bactérias, fungos, vacinas, além de insetos, alimentação e outros temas. O conteúdo das produções também traz um glossário, incentivando o aprendizado de novas palavras pela garotada.

“Buscamos trabalhar temas, relativamente complexos, através de uma abordagem lúdica e sem fugir da importância técnica e científica de cada tema. Com isso, temos conseguido o retorno de muitos professores, escolas, universidades e de povos indígenas de todo o Brasil que têm utilizado os materiais da Série Pequenos Cientistas do MIT Ciência da UFMT”, destaca o coordenador Evaldo Pires.

Uma das pessoas responsáveis pelas ilustrações foi a aluna da Faculdade de Medicina, Isadora Luiza Fernandes, segundo ela a experiência foi divertida e ajudou nos seus estudos."Foi muito divertido participar do desenvolvimento das ilustrações, pois ao desenhar esta edição pude revisar os temas que estudei na graduação. De forma que, o projeto tem contribuído muito para minha formação acadêmica, na medida em que tenho aprendido a transformar conteúdos científicos de grande importância em materiais acessíveis conforme o público”, ressalta a estudante.

Também acompanham as edições uma guia de para pais e professores de como conduzir a leitura visando o ensino e a aprendizagem. O MT Ciência já desenvolveu diversas outras obras infantis, falando sobre besouros, mosquitos e coronavírus, que inclusive tem versões em inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

UFMT para a comunidade

O MT Ciência é um grupo formado por professores, técnicos e alunos da UFMT, que trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras e na difusão de conhecimento para toda a sociedade, seja para o setor público, privado ou para grupos da sociedade civil organizada.

TAGS:

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT