PORCarlos Rocha

DATA27 de Maio de 2022

Comunidade

Curso de Teoria Musical está com inscrições abertas

Conhecimento sobre música está aberto para estudantes e profissionais

O curso de Música, da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), está com inscrições abertas para o Módulo 2 do Curso online de teoria musical (TEMUS) básica e preparatório para o Teste de Habilidade Específica. O teste é aplicado pelo curso de música e o curso tem aplicação pelo Grupo Música e Educação com docentes, pesquisadores e discentes de diversas áreas e níveis do estado do Mato Grosso.

O coordenador do curso de música, professor Leonardo Borne, explicou que o curso funciona como preparatório para o Teste de Habilidades. "O TEMUS neste semestre é de modo intensivo e gratuito. É um curso de 20 horas dividido em 10 aulas de duas horas cada. O curso como um todo é pensado em três módulos principais. Ao final desses três módulos o aluno passa pelos conhecimentos básicos para fazer o Teste de Habilidade Específica da UFMT ou outros que deseje", destacou o professor acrescentando que cada módulo tem suas particularidades.

O professor Leonardo Borne relatou que o Teste de Habilidade Específica é uma ferramenta para entender um pouco mais do universo musical prévio dos alunos que desejam ingressar na formação universitária de Música. “Ao contrário de outros cursos que já tem essa formação básica no seu ensino médio, as artes geralmente são relegadas Segundo o professor, a proposta do teste é ao mapear este conhecimento ter informações sobre como o aluno chega para o ensino superior.

“O aluno que quer cursar biologia teve biologia na escola, o aluno que quer cursar medicina ou enfermagem também teve biologia na escola, mas o aluno que quer cursar música não teve música na escola ou dificilmente tem essa oportunidade. Então o teste faz esse processo de conhecer mais desse perfil porque entrar com um conhecimento musical nulo é bastante complicado”, ressaltou o professor Leonardo Borne acrescentado que o TEMUS oferece também conhecimento musical junto com outros projetos como “Clarineta serrada”, “UFMT com a corda toda” e “Piano em foco”.

Curso está aberto também para interessados em música

Na edição anterior o curso teve uma procura de 100 alunos. “Agora nos módulos que a gente já ofertou e já teve inscritos estão aproximadamente outros 100 alunos. A gente vai continuar nessa modalidade intensiva por um tempo porque quem dá as aulas no TEMUS são os nossos alunos da graduação. Então eles se preparam, planejam aulas e realizamos todo um processo de orientação para que as aulas sejam ministradas da melhor maneira, pontuou o professor.

O coordenador apontou ainda que o curso alcança não só interessados em fazer o curso de música. “Acabam vindo pessoas da comunidade em geral que nunca estudaram teoria musical. A gente não pensa muito em talentos, porque talento é inato. Cada um tem a capacidade e habilidade de aprender música quando tem as ferramentas disponíveis. O TEMUS acaba, nesse sentido, colaborando para o aprendizado musical pensando em pessoas que querem aprender música”, destacou o professor Leonardo Borne.

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças