PORGerência de Imprensa

DATA10 de Junho de 2021

Comunidade

Curso de Cidadania e Controle Social tem aula inaugural

Atividade de extensão conta com mais de dois mil inscritos

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Fundação Uniselva promovem nesta quinta-feira (10) a partir das 19h, a aula inaugural da 8ª edição do curso de extensão Cidadania e Controle Social. Nesta ação há mais de dois mil cursistas inscritos.

A aula poderá ser acompanhada pelo canal “TCE Mato Grosso” no YouTube.

Realizado na modalidade de Educação a Distância (EaD), o curso faz parte do Projeto 2, intitulado Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) da Corte de Contas, coordenado pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI).

A formação é voltada para conselheiros de políticas públicas, agentes de controle e fiscalização, universitários e sociedade em geral. Em 2021, o curso pretende motivar e orientar o cidadão a exercer seu direito-dever, por meio de atividades práticas, a formalizar denúncias robustas, a buscar e a solicitar informações públicas junto aos órgãos e entidades valendo-se da Lei de Acesso à Informação (LAI), por exemplo.

Histórico

Desde sua criação, em 2013, o curso Cidadania e Controle Social já formou 4.927 cidadãos de todos os estados brasileiros e de quase todos os municípios mato-grossenses. A certificação é emitida pela UFMT.
No ano passado, 2.260 pessoas se inscreveram para participar do curso, de 19 unidades da federação. Do total de participantes, 926 concluíram o EaD, sendo que 453 são membros de conselhos de Políticas Públicas e destes 44,81% são ligados aos conselhos de Educação.

Parceria

O TCE-MT, o Ministério Público de Contas do Estado (MPC-MT), a UFMT e a Fundação Uniselva são parceiros em convênio para pesquisa, desenvolvimento e inovação que visa a cooperação técnica e científica para desenvolvimento do projeto de extensão intitulado A inovação educacional e a pesquisa científica e tecnológica da UFMT à serviço do controle interno, externo e social do TCE-MT e MPC-MT.

O incentivo e a promoção à ciência, à tecnologia e à inovação educacional no controle interno e externo se dá com a realização de cursos, capacitações, estudos e pesquisas, produção de materiais didáticos e instrucionais, MOOCs (do inglês Massive Open Online Course - Curso Online Aberto e Massivo, em tradução livre), projetos, métodos, processos e procedimentos, além de eventos, consultorias, apoio técnico especializado e a criação e aperfeiçoamento de sistemas de informação.

Essas atividades são destinadas às equipes técnicas das secretarias de Controle Interno, Externo, Social e de Administração do TCE e do MPC, ainda aos jurisdicionados, aos conselhos de Políticas Públicas nas áreas de educação, segurança, saúde e meio ambiente, obras e engenharia públicas, licitações, contratos e conformidade jurídica, gestão estratégica, administrativa, comunicação social e institucional.

O projeto é executado por meio da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec-UFMT) e tem ações multidisciplinares advindas de diversas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade. Essas ações envolvem servidores docentes e técnicos-administrativos, bem como discentes. O projeto é composto por 77 metas distribuídas em oito grandes áreas de interesse institucional, são elas:

- Inovação educacional, científica e tecnológica na área de controle externo;

- Inovação nos processos de gestão do conhecimento por meio da tecnologia educacional;

- Inovação educacional e tecnológica no campo da vivência universitária;

- Inovação educacional e tecnológica no controle interno;

- Inovação educacional e tecnológica aplicada ao controle social;

- Inovação nos produtos, processos e serviços de tecnologia da informação;

- Inovação nos processos de comunicação e gestão de resultados de ensino, pesquisa e extensão;

- Inovação nas atividades e ferramentas processuais e jurídicas.

À Fundação Uniselva cabe a disponibilização de recursos humanos complementar e a operacionalização dos procedimentos administrativos necessários para a consecução das finalidades de interesse público.

* Com informações da Fundação Uniselva

TAGS:

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!