O que é o método científico? Como o método científico é aplicado nas Ciências Sociais? Como ler trabalhos científicos? São perguntas como essas que o Curso de Extensão: Leituras dirigidas: Introdução à Metodologia Científica nas Ciências Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) visa discutir em aulas gratuitas com alunos do ensino médio e da própria instituição. Os interessados em participar podem se inscrever pelo formulário online, até 24 de outubro.
De acordo com a coordenadora do curso, a professora Juliana do Couto Ghisolfi, a atividade é uma maneira de aproximar as ações da UFMT da sociedade, e por meio das Ciências Sociais, valorizar a produção científica.
“Proporcionar essa aproximação entre o que fazemos na universidade e a sociedade na qual ela está inserida é uma das funções das nossas funções, considerando o pilar da Extensão. Além disso, nosso objetivo principal é divulgar as Ciências Sociais, apresentando uma introdução aos métodos das Ciências Sociais, para que as pessoas possam conhecer um pouco do que fazemos e compreendam a importância do conhecimento científico”, explicou a professora.
A respeito da participação dos alunos da própria instituição, o curso pretende ampliar a compreensão dos futuros professores acerca dos diversos mecanismos para se entender as realidades sociais “É fundamental, especialmente ao considerarmos que estamos formando os futuros professores, que se tenha um domínio sobre o conhecimento teórico-metodológico das Ciências Sociais que ampliam a capacidade de compreensão das pessoas sobre a realidade ao seu redor”, detalhou a docente.
A professora ainda defende que em tempos de crescimento de desinformação e de ideias anticientíficas, é importante que a Universidade abra diálogo com a sociedade, possibilitando às pessoas que têm curiosidade que possam buscar atividades que esclareçam dúvidas e divulguem o conhecimento científico. Por isso, o curso oferece metas das vagas para a comunidade externa.
“Vivemos um contexto em que o saber científico vem sendo atacado, desqualificado, e, infelizmente, até vem sendo substituído por comportamentos extremamente danosos, capazes de colocar em risco a vida de milhares de pessoas. A motivação mais importante desse projeto é a preocupação com as consequências desse ataque à Ciência e ao conhecimento científico como motivação mais importante deste projeto”, completou a coordenadora.
Cronograma
A divulgação do cronograma das atividades e o material a ser utilizado será no dia 14 de novembro. Já as aulas do curso estão programadas para acontecer no final de fevereiro. Inicialmente serão ofertadas 30 vagas, sendo 15 para estudantes da UFMT e 15 para estudantes do Ensino Médio, mas há a possibilidade de ampliação das turmas.