A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Escola de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), inscrevem até o próximo dia 15, no link, para o curso online "Introdução ao geoparque Chapada dos Guimarães". A ação tem 120 horas de duração, e oferta 500 vagas gratuitas a toda comunidade interessada.
A ação integra o projeto de extensão da UFMT “Geoparque Chapada dos Guimarães". A coordenadora de "Qualificação e educação no território do Geoparque de Chapada dos Guimarães" do projeto, professora Flávia Regina Pereira Santos, conta que o curso irá abordar o histórico da proposta do Geoparque, a geoconservação e a geodiversidade.
“Além disso, iremos trabalhar a introdução a geologia, geomorfologia, paleontologia, espeleologia, cultura e história do território. O conteúdo dos 28 geossítios que compõem o geoparque também serão abordados. O curso pela plataforma virtual da UFMT”, ressalta.
A coordenadora explica ainda que o projeto visa desenvolver ações de qualificação, divulgação científica e produção de materiais pedagógicos no território do projeto Geoparque de Chapada dos Guimarães. “O curso será uma oportunidade de levar informações importantíssimas para diferentes públicos e comunidades em Chapada dos Guimarães. Essa ação fortalece a candidatura do município visando alcançar o título de Geoparque Unesco”, destaca.
A professora complementa que também podem participar do curso os professores, estudantes, pesquisadores, guias/condutores de turismo, empresários e artesãos que se interessam pelo Geoparque Chapada dos Guimarães.
A ação está sendo executada pela UFMT, e na equipe há também professores e pesquisadores do IFMT e membros externos. “Os recursos vêm de um projeto convênio via Uniselva e a Superintendência de Educação Ambiental (Sema) por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual”, finaliza.
Serviço
Curso "Introdução ao Geoparque Chapada dos Guimarães"
Inscrições até 15 de abril de 2023