Entre os dias 5 e 7 de Setembro de 2025 acontece no Câmpus Universitário de Cuiabá (CUC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) o Encontro Centro-Oeste dos grupos PET (XI ECOPET). O evento busca integrar e compartilhar experiências entre os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da região Centro-Oeste. O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação.
A professora Rose Cleia Ramos, coordenadora do PET Educação, destaca que o evento envolve todos os grupos PET na organização com o tema "Protagonismo da comunidade petiana: desafios e possibilidades" construído de forma conjunta por todos os membros que compõem a equipe organizadora. As inscrições estão abertas por meio do site do evento até o dia 5 de setembro com a possibilidade de submissão de resumos, assim como oficinas e minicursos.
“O ECOPET é um Encontro da Comunidade petiana da Região Centro Oeste, no qual os tutores e membros dos grupos do Programa de Educação Tutorial se reúnem, anualmente, para tratar de temáticas relevantes para o bom desempenho dos membros dos grupos e de seus tutores, com vistas à produção de ciência, na tríade do ensino, pesquisa e extensão, o que significa dizer que os conhecimentos e experiências produzidos no PET são extensivos à sociedade, por excelência”, pontua a coordenadora.
A professora destaca que o PET atua a partir de ensino, pesquisa e extensão para desenvolver competências por projetos interdisciplinares. “As atividades de ensino, pesquisa e extensão, são comumente distribuídas, de forma equilibrada, no planejamento anual que é sempre realizado por cada grupo, no final de cada ano para o ano subsequente. Trata-se de uma perspectiva interdisciplinar visando uma experiência formativa protagonista e autônoma, durante o percurso acadêmico e de profissionalidade”, ressalta a coordenadora Rose Cleia Ramos.
Programação envolve diferentes debates sobre pautas do PET
Segundo a professora Rose Cleia Ramos o evento começa com a palestra de abertura do professor Caio Gracco Pinheiro Dias, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo com atuação no Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP-USP). Além disso o evento conta com Apresentação de trabalhos em Comunicações Orais e Pôsteres e Grupos de Discussão Temáticas (GDTs) sobre apoio institucional no protagonismo do Programa de Educação Tutorial, autocuidado no protagonismo PETiano, protagonismo na extensão universitária e limitações institucionais/políticas na atuação dos grupos PET.
“O evento é, sobretudo, muito importante por ter como objetivo: promover a reflexão e o debate sobre o protagonismo dos estudantes no Programa de Educação Tutorial (PET), identificando os seus impactos na formação acadêmica, profissional e social, além de discutir os desafios enfrentados para fortalecer a atuação dos grupos PET nas universidades e institutos federais. Visa-se efetivar a integração entre ensino, pesquisa e extensão e garantir os seus fins educacionais numa perspectiva de formação universitária crítica e transformadora”, ressalta a coordenadora.