O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovou a criação do curso de medicina no Câmpus Universitário do Araguaia. A medida instaura o curso no Araguaia o curso de Medicina a partir de autorizações do governo federal envolvendo questões orçamentárias e também de saúde para o funcionamento efetivo do novo curso.
Segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Luciane de Almeida Gomes, os próximos passos envolvem o Ministério da Educação e também o Ministério da Saúde para o funcionamento do curso efetivamente no âmbito da universidade. “Agora o curso é cadastrado no sistema do MEC, o E-MEC, para o trâmite de aprovação pelo MEC que precisa ser encaminhado para o Ministério da Saúde que emite parecer do Conselho Nacional de Saúde até a sua criação no Ministério da Educação que emite um código de curso para validar a existência dele e o funcionamento no âmbito da universidade. A partir desse trâmite a gente faz a busca de recursos e vagas para o pleno funcionamento do curso”, relata a pró-reitora.
Atualmente há cursos de Medicina nos Câmpus Universitários de Cuiabá e de Sinop, vinculados respectivamente à Faculdade de Medicina e também ao Instituto de Ciências da Saúde.