Em sequência da programação de aniversário dos 52 anos, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promove atividades culturais, acadêmicas, de pesquisa e de extensão em diferentes unidades da Instituição. A data, comemorada em 10 de dezembro, conta com extensa programação de atividades presenciais e remotas em diversas áreas, desde a segunda quinzena de novembro até o dia 20 de dezembro.
Nesta quinta-feira (17), a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) recebe 60 alunos da rede municipal de ensino em mais uma ação do projeto de extensão “A escola vem ao cineclube coxiponés e Centro Cultural”. Às 19h, ainda no Cineclube, o Grupo de Estudos em Cinemas e Audiovisuais promove uma sessão especial com debate.
Considerando a proximidade com o dia da Consciência Negra, a Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) vai até a comunidade quilombola de Mata Cavalo para a qualificação de mestrado de pesquisadora quilombola. O Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD), por sua vez, realiza, também no dia 17, uma atividade do projeto “Remição pela leitura na Penitenciária Feminina de Mato Grosso”, na penitenciária “Ana Maria do Couto”.
Já na sexta-feira (18), o IGHD recebe o lançamento do livro “Experiências do Programa de Educação Tutorial (PET)”, do PET Geografia, com o objetivo de divulgar as ações desenvolvidas pelo projeto e fornecer subsídios aos professores de educação básica e alunos de estágio da área. O evento acontece no auditório da unidade, às 17h30, mas o livro já está disponível para download no site da EdUFMT.
De volta ao MACP, na sexta-feira acontece a Roda de Conversa com artistas da exposição “À Flor da Pele - Arte Negra no MACP”. No mesmo dia, às 8h, no auditório da Adufmat, o Coletivo Negro Universitário da UFMT inicia a celebração do mê sda Consciêcncia Negra na UFMT, com a roda de conversa sobre vivências quilombolas na Instituição.