PORGerência de Imprensa
imprensa.secomm@ufmt.br

DATA12 de Maio de 2025

COMPARTILHE

Institucional

Comissão para GT de implantação do PGD se reúne

A princípio, trabalhos serão desenvolvidos semanalmente de modo remoto

Na manhã de quinta-feira (08), ocorreu a primeira reunião da Comissão responsável por compor o Grupo de Trabalho de Implantação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) marcando oficialmente o início das atividades do grupo. O encontro contou ainda com a participação da Pró-reitora de Gestão De Pessoas, Léia de Souza Oliveira, que instaurou os trabalhos, destacando a importância da comissão para a fortalecimento do PGD na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

A Comissão foi instituída a partir da Portaria Reitoria, 294-N, de 24 de Abril de 2025., atualizada com base nas novas normativas que disciplinam o PGD em âmbito federal, e tem como objetivo analisar as solicitações de adesão ao PGD e atuar de forma contínua no monitoramento, na orientação técnica, na avaliação dos resultados e na elaboração de relatórios institucionais relacionados à execução do Programa. Além disso, sua missão é assegurar a integridade, a eficácia e alinhamento do PGD às diretrizes institucionais, promovendo a gestão orientada para resultados.

A Coordenação da Comissão é ocupada pela servidora Darclea Zandona Ubialli. Darclea participou da primeira etapa de implantação do PGD na UFMT, que teve como base a Resolução nº 81, de 01 de agosto de 2022, que dispõe sobre a aplicação do Projeto Piloto para avaliação da viabilidade do respectivo programa na UFMT. No projeto piloto foram acompanhadas 17 unidades, totalizando 84 servidores, abrangendo diversos setores de todos os câmpus da UFMT. 

 “A partir do relatório final de análise do PGD, concluímos que houve diversos benefícios alcançados durante o projeto piloto, tais como significativa produtividade, retenção de talentos, diminuição de afastamentos, qualidade de vida no trabalho, dentre outros. O desafio, a partir de agora, é trabalharmos, enquanto comissão, para que haja a multiplicação dessas conquistas para todas as unidades e câmpus da UFMT”, destacou a coordenadora. 

Participam ainda do Grupo de Trabalho de Implantação do PGD os servidores: Gevanil Lene Arruda Bulhoes, Felipe Rodrigues Alves, Aline Soares Do Prado Silva Souza, Maihara Fatima De Oliveira, Marcos Junior de Figueiredo Silva, Simone Cristina de Arruda, Rodrigo Carvalho Andrade e Richard Perosa Fernandes. 

 “Os participantes do Grupo de Trabalho representam um bom recorte das unidades administrativas e acadêmicas da UFMT, já que ocupam formatos de trabalho diferenciados e vivenciam realidades diversas, o que contribui para o enriquecimento das discussões, possibilidades e ampliação do PGD na UFMT, além da redução de injustiças no contexto da organização de trabalho”, explicou a pró-reitora de Gestão de Pessoas.  Seguindo a mesma linha de raciocínio, a presidente da comissão pontuou a satisfação em coordenar uma equipe com perspectivas, talentos e contextos de trabalho diferentes. 

Nesta primeira reunião, foram realizados o alinhamento inicial e a definição da metodologia de trabalho e do cronograma de ações que nortearão as próximas etapas da implantação do PGD na UFMT. Houve ainda a distribuição das primeiras atividades entre os participantes, com ênfase no compromisso de atualização por parte dos membros da comissão em relação aos materiais, bem como às normativas que regulamentam o PGD em âmbito federal e institucional (UFMT). 

Há a expectativa, por parte do Grupo de Trabalho, de elaboração de ofício circular até esta segunda-feira (12) com orientações sucintas sobre o processo de repactuação e para as novas adesões ao PGD, conforme Portaria Reitoria – UFMT, 294-N, de 24 de Abril de 2025. 

“Um dos desafios, na visão da gestão superior, é destituir a cultura equivocada do que é o Programa de Gestão e Desempenho, conscientizando a comunidade universitária sobre a importância dessa mudança de paradigmas na gestão da força de trabalho nas instituições, focalizando, sobretudo, no planejamento das atividades, começando pela elaboração do plano de entrega das unidades e também do plano de trabalho a ser realizado por cada servidor participante do PGD. A expectativa é que, ainda no mês de maio, a comissão já inicie o nivelamento nas unidades, dirimindo as dúvidas sobre o conceito do PGD e sobre o sistema PETRVS, com a perspectiva de elaboração das portarias de repactuação para aquelas unidades que já estão funcionando em alguma modalidade do PGD, também no mês de maio”, finalizou Léia de Souza Oliveira. 

A Comissão do PGD, a princípio, realizará encontros semanais, preferencialmente na modalidade remota, no período matutino, às quartas-feiras e se pautará pelo avanço com responsabilidade e compromisso em direção a uma gestão mais eficiente e transparente, fortalecendo a excelência na gestão pública. 


TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30