PORCarlos Rocha
Jornalista

DATA20 de Junho de 2022

Cineclube Coxiponés faz 45 anos com exposição e 21ª MAUAL

Exposição comemorativa está no MACP com entrada franca

A Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) chega em 2022 a sua 21ª edição em em um momento comemorativo para o Cineclube Coxiponés, entidade organizadora do evento pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). São 45 anos de atuação em Mato Grosso comemorados com a MAUAL e também com uma exposição em curso no Museu de Artes e Cultura Popular (MACP), desde o dia 10 de junho.

A supervisora do Cineclube Coxiponés, Letícia Capanema, lembra que o Cineclube Coxiponés da UFMT é o mais antigo do estado e um dos mais longevos do Brasil. “Em seus mais de 45 anos de atuação, ele vem exercendo papel fundamental na difusão, na reflexão e no estímulo à cena audiovisual universitária e independente de Mato Grosso. Dentre as diversas ações do cineclube, destaco a MAUAL que é realizada de modo ininterrupto há 21 anos, configurando-se como principal vitrine da produção de curtas-metragens em Mato Grosso”, ressalta a supervisora do Cineclube Coxiponés.

Letícia Capanema ressalta que além de atuar na formação público, com o acesso a bens  culturais audiovisuais e proporcionando o contato da população local com filmes universitários e independentes o Cineclube realiza atividades de formação por meio de seminários, bate-papos e oficinas. “Diversos realizadore(a)s que hoje atuam na produção audiovisual mato-grossense passaram pelas sessões, oficinas e demais ações cineclubistas promovidas pelo Coxiponés”, pontua lembrando que muitos dos filmes exibidos não estão em circuitos comerciais de exibição.

Outro papel importante, de acordo com a supervisora do Coxiponés,  é a  atuação na preservação da memória do audiovisual local, brasileiro e latino americano. Letícia Capanema explica que a preservação acontece “por meio da manutenção de um amplo acervo de filmes que são exibidos, em parceria com curadore(a)s convidado(a)s, em Mostras e Festivais promovidos pelo Cineclube”.

Transformações na UFMT fortalecem Coxiponés

A supervisora do Cineclube Coxiponés, Letícia Capanema, relata que a história do projeto passa por transformações, especialmente nos últimos anos. “Em 2018, com a criação do bacharelado em Cinema e Audiovisual, que gradativamente substitui o curso de Radialismo, o Cineclube se fortalece por meio da parceria com discentes e docentes, promovendo uma efetiva integração do ensino e da pesquisa com a extensão”, conta a supervisora que também é professora da UFMT, no curso de Cinema e Audiovisual.

O Cineclube Coxiponés chega aos 45 anos de existência contando um pouco mais da própria história. “ Neste ano de 2022, por ocasião da comemoração dos seus 45 anos de fundação, o Cineclube Coxiponés inaugura mais uma frente de atuação que é a publicação de uma coletânea de textos em formato de livro, reunindo artigos, ensaios e entrevistas acerca do cinema e do audiovisual em Mato Grosso”, destaca Letícia Capanema sobre as comemorações do projeto acrescentando que o Cineclube da UFMT promove uma visão da arte como resistência e engajamento na construção de mundos possíveis e estimulando a liberdade de expressão.

De acordo com a supervisora, o projeto editorial nasce do desejo de promover a difusão da reflexão sobre o audiovisual, muito debatida nas sessões e em outras ações cineclubistas realizadas no âmbito do Coxiponés. “Vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso, o Cineclube Coxiponés configura-se, portanto, como relevante espaço de interlocução entre academia, realizadores, artistas, coletivos, organizações em prol da cultura e do audiovisual, promovendo espaços de encontro e criação de redes colaborativas entre profissionais, realizadores, estudantes e amantes da artes audiovisuais”, ressalta sobre o projeto que estimula a cidadania, a criação e a fruição da diversidade cultural.

Para conhecer mais do Cineclube Coxiponés é possível acessar o site do projeto, entrar em contato pelo telefone 3615-8349, ou pelas redes sociais Instagram e Facebook.

Centro Cultural da UFMT sedia lançamento da 21ª MAUAL

Cineclube Coxiponés abre inscrições para MAUAL 2022

Chamada seleciona textos para publicação sobre cinema em MT

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500