A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal de Mato Grosso, por meio da Coordenação de Formação Docente, em parceria com a Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm), lança o 23º número do Boletim das Licenciaturas e Bacharelados (BLB).
A edição traz o relato dos professores Graciano Almeida Sudré e Mayara Rocha Siqueira Sudré, docentes dos cursos de Medicina e Enfermagem, respectivamente, da Universidade Federal de Rondonópolis, acerca do uso da metodologia da Espiral Construtivista no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma metodologia com grande potencial para, entre outros aspectos, estimular a construção do conhecimento de forma sistematizada e organizada em grupos de aprendizagem, incentivar o trabalho interprofissional e promover a autonomia do aluno.
Na seção de entrevista, colabora com a edição o professor Rodolfo Sebastião Estupiñán Allan, coordenador do curso de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Câmpus Cuiabá, que nos apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com os estudantes da graduação, a qual buscou, entre outros objetivos, conhecer seus posicionamentos sobre a flexibilização dos componentes curriculares.