O Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (NuPES) e o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPG-Eco) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizaram nos dias 27 e 28 de julho, o Workshop “Dados georreferenciados e medidas baseadas em distâncias: obtenção e análise a partir do índice de Duranton e Overman (2005)”. O evento aconteceu de forma presencial no Câmpus de Cuiabá.
A Coordenadora do NuPES, professora Charline Dassow, conta que o Workshop faz parte das ações desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão Conexão NuPES, da Faculdade de Economia (FE) da UFMT. “O objetivo foi apresentar a importância e as diferentes ferramentas que podem ser usadas para construção de um banco de dados georreferenciados. Na oportunidade mostramos como os dados obtidos podem ser explorados a partir de uma aplicação prática do uso de medidas contínuas para o estudo da distribuição espacial da atividade econômica com foco no índice de Duranton e Overman (2005), índice DO”, comenta.
A Coordenadora do Conexão NuPES, professora Cláudia Regina Henck, destaca que mesmo vivendo em uma realidade global e conectada, é necessária a compreensão da realidade do território e as particularidades dos movimentos socioeconômicos. “O Workshop foi ministrado pelo pesquisador associado, professor Edilberto Tiago de Almeida, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e buscou desenvolver nos participantes a habilidade de usar ferramentas disponíveis dos Sistema de Informações Georreferenciadas para melhor compreender particularidades dos locais de seu interesse”, explica enfatizando que Mato Grosso é um estado de grande extensão territorial, e que essas ferramentas abrem um leque de possibilidades de estudos aos pesquisadores.
Participaram do evento estudantes de graduação e pós-graduação da UFMT, e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec), da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Várzea Grande.