Atenção aos aspectos emocionais e isolamento social
No contexto do isolamento social, faz-se necessário a criação de estratégias para ofertar cuidados psicológicos aos estudantes.
Considerando essa necessidade, o Serviço de psicologia irá realizar o Acolhimento e Orientação Psicológica Online no período vespertino às segundas-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, enquanto durar o calendário de flexibilização das aulas.
O objetivo é ofertar uma escuta qualificada conforme a ciência e as técnicas psicológicas, orientações precisas consoante aos parâmetros legais, considerando os decretos atuais e orientações da vigilância sanitária.
O Acolhimento e Orientação Psicológica Online respeitará os princípios de sigilo e confidencialidade. As solicitações para o atendimento poderão ser realizadas por meio do preenchimento do formulário eletrônico https://forms.gle/
Após preenchimento deste formulário será enviado por e-mail o agendamento e encaminhado as instruções sobre o acesso da plataforma utilizada para o atendimento online.
Obs. Salientamos que as situações de urgência e emergência (situação de crise) devem, preferencialmente, ser atendidas de forma presencial por profissional ou equipes habilitadas.
1- Como funciona o Acolhimento e Orientação Psicológica Online?
Primeiro, é necessário esclarecer que o serviço de “Acolhimento e Orientação Psicológica Online” foi nomeado dessa forma para não ser confundido com o serviço de psicoterapia.
A consulta psicológica (psicoterapia) tem como alguns dos objetivos o desenvolvimento da consciência de si, mudanças na personalidade e as resoluções dos conflitos.
O “Acolhimento e Orientação Psicológica Online” está sendo proposto a partir da compreensão de que vivenciamos uma situação emergente e diferente do que estamos acostumados em nosso cotidiano. Trata-se do desenvolvimento de espaços para facilitar as escutas qualificadas e a proposição do apoio psicológico para aquilo que se torna fundamental nesse momento, a organização psíquica e orientações precisas que colaborem na vivência do isolamento social e das mudanças no processo de vida dos estudantes.
2- Em quais casos ele é indicado?
É indicado para situações em que o estudante apresenta a necessidade de um recurso de apoio emocional para a experiência imediata. Para pessoas que estejam apresentando dificuldades em estabelecer foco, organização cognitiva, para aqueles que necessitam de ajuda para o desenvolvimento de estratégias frente aos aspectos emocionais que esse momento proporciona, como também aos que se encontram sem rede de apoio social e percebem que se beneficiaram através de uma relação de escuta que esteja atenta e compreensiva ao que está sendo vivido pelo estudante.
3- Em quais casos ele não é indicado?
O “Acolhimento e Orientação Psicológica Online” em conformidade com a Resolução do CFP No 11, de 11 de maio de 2018, define que esse serviço não é indicado aos estudantes que estejam vivenciando situações de crise (urgência), com alterações e oscilações emocionais e psíquicas severas, estas devem, preferencialmente, ser atendidas de forma presencial por profissional ou equipes habilitadas, como as Unidades de Pronto Atendimento.
4- Como os estudantes podem entrar em contato?
Os estudantes podem entrar em contato para a solicitação do serviço ou esclarecimento das dúvidas por meio do e-mail servpsico.cua@gmail.com
5- O que motivou a adoção desse sistema?
O motivo se deve pela compreensão de que o momento vivenciado não há precedentes, de que ocorreram mudanças significativas no estilo de vida da população, na rotina e na perspectiva do futuro próximo. São fatos que podem provocar sensações próximas a experiência de luto, sendo então fundamental a criação de diferentes formas de cuidado à população.
Daiane Sales
Mestre em Psicologia
Especialista em Saúde
Aperfeiçoada em psicologia Clínica