A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) teve 33 cursos de graduação considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação (MEC) a partir do resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), divulgado nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep). No total, foram avaliadas 34 graduações, incluindo cinco graduações da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). O resultado reflete o exame realizado em 2019 e contou com a primeira participação do Câmpus de Várzea Grande, que teve três cursos avaliados, obtendo dois conceitos 4 e uma nota 3.
“O resultado obtido nos enche de orgulho e mostra que podemos alcançar muito mais. Gostaria de parabenizar os professores, técnicos e estudantes pelo empenho não apenas para obtermos as notas, mas por elas refletirem a excelência da Universidade Federal de Mato Grosso e seu compromisso com a sociedade mato-grossense”, destacou o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva.
O resultado do Conceito Enade, obtido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep), aplicador do Enade, é estabelecido por notas que variam entre 1 e 5, sendo que a partir de 3 o curso é considerado satisfatório. Dos 34 cursos avaliados da UFMT, três (10%) obtiveram a nota 5; 18 (53%) nota 4; e 12 nota 3.
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Exame. Neste ciclo, a prova foi aplicada a mais de 390 mil dos 450 mil estudantes inscritos no Brasil e avaliou os cursos de bacharelados em engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins, e de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.
Na UFR foram avaliados os cursos de Medicina (5), Engenharia Mecânica e Enfermagem (4), Zootecnia e Engenharia Ambiental (3).
No Câmpus de Várzea Grande foram avaliados os cursos de Engenharia Química e de Computação (4) e de Controle e Automação (3). Já em Sinop, as graduações avaliadas foram Zootecnia, Medicina, Farmácia, Engenharia Florestal e Agronomia (4); Medicina Veterinária e Engenharia Ambiental (3); e Enfermagem (2).
O Câmpus de Cuiabá teve avaliado os cursos de Medicina e Arquitetura e Urbanismo (5); Nutrição, Medicina Veterinária, Engenharias Florestal, Elétrica, Civil e Ambiental, Enfermagem e Agronomia (4); Zootecnia e Educação Física (3). O Câmpus do Araguaia obteve nota nas graduações de Engenharia de Alimentos (4); Farmácia, Enfermagem, Engenharia Civil, Biomedicina e Agronomia (3).
Confira o resultado completo de todas as universidades na página do Inep.