FE
Faculdade de Economia
Fundada em 1965, a Faculdade de Economia oferta graduação em Ciências Econômicas (manhã e noite) e Mestrado em Economia. Também, desenvolve pesquisas e atividades de extensão.
HISTÓRICO DA FACULDADE
A Faculdade de Economia da UFMT foi criada em 08 de setembro de 1965 instituída através da Lei nº 2413, de 8 de setembro de 1965, através da Faculdade de Ciências Econômicas de Mato Grosso. Fizeram parte da Comissão Especial para a criação da Faculdade de Economia de Mato Grosso os docentes Hélio Vieira, José Lobo e Milton Bacha. O Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso autorizou o funcionamento do curso de Ciências Econômicas de Mato Grosso através da Resolução n.º 15, de 22 de março de 1966, no governo de Pedro Pedrossian. Assinaram a Resolução o presidente do Conselho Estadual de Educação, Padre Raimundo Pombo, e os membros professor Clóvis Corrêa Cardoso, Padre Miguel Alagna, professoras Paulina Antunes de Barros, Adair Rodrigues Duque e Gracildes Melo Dantas.
A Faculdade de Economia teve uma trajetória marcada por lutas e conquistas, tendo participado de momentos importantes do desenvolvimento regional. Nasceu da luta de um grupo de jovens idealistas para ajudar a pensar Mato Grosso, e teve como porta voz o saudoso professor fundador Edson de Souza Miranda. O primeiro diretor da Faculdade de Economia foi o professor Agripino Bonilha Filho.
Exerceram a docência na Faculdade de Economia: Benedito Zacarias da Silva, Vicente Machado de Ávila, Carlos Corrêa, Leonardo Shessarenko, José Manuel Carvalho Marta, Adejá de Aquino, Manoel Pinto da Fonseca, Pedro Novis Neves, Guilherme Frederico de Moura Müller, Alfredo da Motta Menezes, José Pereira Régis, Isabel Guarim, João Eduardo de Resende, Marina Müller de Abreu Lima, João Orlando Flores Maciel, Jesus da Silva Brandão, Genésio dos Santos Moreno, João José de Amorim, Valter Demberck, Frederico Augusto Müller, João Orlando Flores Maciel, Leila Metelo, Aldo Romani, Benedito Dias Pereira, Gerson Rodrigues da Silva, Carlos Alberto Castro, Maria Hermília Latorraca Ferreira, José Antônio da Silva, Marcos Gattass e muitos outros.
MISSÃO
“Garantir a produção e socialização do conhecimento científico objetivando a formação de economistas, com ênfase no desenvolvimento sustentável”.
VISÃO
“Ser reconhecida nacionalmente e internacionalmente como uma instituição pública, democrática e de excelência no ensino, pesquisa e extensão das ciências econômicas, voltada para o desenvolvimento de Mato Grosso.”
VALORES INSTITUCIONAIS
- Ética
- Pluralidade
- Eficiência e eficácia
- Gestão democrática e transparente
- Articulação com a sociedade
- Dinamismo
ENSINO
A Faculdade de Economia oferta dois cursos de Ciências Econômicas em Bacharelado no período matutino e noturno, Mestrado em Economia e Especialização em Sustentabilidade.
PESQUISA
A Faculdade de Economia, ao longo dos seus mais de 50 anos de existência, tem trabalhado de maneira ativa no desenvolvimento de pesquisas que busquem contribuir e dar respostas às questões econômicas vivenciadas em nosso estado, país e no mundo. Desse modo, desde a sua criação, tem realizado parcerias tanto com órgãos do governo, quanto do setor privado para a elaboração de pesquisas, visando contribuir de maneira efetiva no planejamento de políticas públicas e também de ações empreendedoras.
Em sua atual estrutura administrativa, conta com a Coordenação de Pesquisa e Extensão, e também com dois Núcleos de Pesquisa, o NUPES e o NIEPE, responsáveis por fomentar atividades de pesquisa e extensão produzidas pela Faculdade de Economia.
EXTENSÃO
A Faculdade de Economia reconhece a grande importância da realização de atividades de extensão, pois é através dela que se torna possível a concretização de teorias aprendidas em sala de aula. Neste sentido, tem se preocupado cada vez mais com a ampliação de projetos de extensão, que visem contribuir para a formação de seus estudantes, proporcionando desta maneira, externalidades positivas tanto para seus alunos, quanto para a sociedade em geral.