Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SISU > 2019 > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

1) Após ser selecionado no SISU para matrícula o que devo fazer?
Acessar a Central de Ingressos no sítio da UFMT no endereço eletrônico www.ufmt.br/ingresso e acompanhar o cronograma de chamadas, prazos, leitura detalhada dos editais, leis, portarias, entre outros documentos a serem publicados no decorrer do Processo Seletivo SISU 2018.

2) No momento da efetivação da matrícula, se faltar algum documento poderei realizar a matrícula?
A matrícula do candidato selecionado no Processo Seletivo SISU 2018 somente será aceita com toda a documentação exigida no edital da UFMT, no edital complementar da UFMT que trata da documentação das ações afirmativas e também disponível no Termo de Adesão ao SISU 2018. Os editais e termo de adesão estão disponíveis no endereço eletrônico www.ufmt.br/ingresso

3) É necessário estar presente no local durante a realização da matrícula?
Sim. Você deverá comparecer no campus universitário de oferta do curso para o qual foi selecionado, ou designar um representante legal. No caso de pai ou mãe, estes são automaticamente, representantes legais dos filhos, bastando apresentar documento de identificação com foto.

4) Como designar um representante legal?
a) Por procuração simples com firma reconhecida em cartório.
b) Os pais podem efetuar matrícula sem necessidade de procuração, desde que apresentem documento de identificação com foto e estejam portando TODOS os documentos necessários para matrícula do(a) filho(a).

5) Há necessidade de maioridade para efetuar a matrícula?
Não. Qualquer candidato pode efetuar sua matrícula desde que tenha sido selecionado no Processo Seletivo SISU 2018 e esteja portando TODOS os documentos necessários para efetuar a matrícula e entenda todos os requisitos legais previstos no processo.

6) Em caso de perda de documentação de identificação, como proceder?
a) O candidato poderá apresentar como documento de identificação, além do documento de identificação RG, outros documentos oficiais que possuem foto como, por exemplo, Carteira de trabalho, Passaporte e Carteira de Habilitação, considerando o prazo de validade.
b) Em caso de ausência de qualquer documento oficial de identidade, apresentar boletim de ocorrência emitido com até 30 dias da data da matrícula. 

7) No dia da matrícula ainda não terei concluído o Ensino Médio. Poderei realizar a matrícula e entregar o certificado de Conclusão depois?
Não. Além de ser um pré-requisito para ingressar em curso superior, previsto pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), é documento obrigatório para a realização da matrícula. Assim, o candidato que não apresentar o Certificado de Conclusão e o histórico escolar do Ensino Médio na data da matrícula será eliminado.

8) É obrigado entregar o Formulário de Dados para Calouro?
Sim. O Formulário de Dados para Calouro deve ser acessado no endereço eletrônico www.ufmt.br/ingresso preenchido e impresso, devendo compor os documentos necessários para matrícula. O Formulário de Dados para Calouro estará disponível no endereço indicado, na modalidade ingresso SISU, até cinco dias úteis antes do início do período de matrícula.

9) O estudante com matrícula em outra universidade pública pode se matricular na UFMT?
Não. Caso seja aprovado, será preciso escolher entre a vaga atual e a nova vaga, em respeito à Lei no 12.089/2009.

10) O estudante já matriculado na UFMT pode se matricular em outro curso?
Não. Caso seja aprovado, será necessário optar pela matrícula em um só curso. De acordo com a Lei no 12.089/2009, é proibido uma mesma pessoa ocupar duas vagas em instituição de ensino superior. O estudante deve também estar atento as situações previstas no edital da UFMT.

11) Perguntas sobre o SISU, onde consultar?
Consultar as informações no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br ou pelo telefone 0800-616161.

Fim do conteúdo da página