O Programa de Pós-Graduação em Agronomia, representado pela professora Drª. Solange Maria Bonaldo e pelo coordenador, professor Dr. Marcio Roggia Zanuzo, juntamente com discentes de graduação e pós-graduação, recepcionaram técnicos de empresas agrícolas de diversas regiões do Brasil. O objetivo foi apresentar os resultados parciais da Rede de Podridão de Grãos da Soja, em parceria com a Embrapa e empresas multinacionais.
O evento ocorreu na Fazenda 3 Irmãos, de propriedade dos Irmãos Ademar, Getúlio e Gilmar Farias , que mantém uma colaboração de três anos com a Universidade. Durante a programação, foi ampliada a discussão sobre o uso de fungicidas e exploradas alternativas de controle para o manejo racional e eficaz da podridão de grãos na cultura da soja. Essa doença tem causado perdas significativas aos produtores, especialmente na região da BR-163, além de impactar áreas produtoras nos estados do Pará e Rondônia.
A iniciativa reforça a importância da integração entre pesquisa acadêmica, instituições públicas e empresas privadas na busca de soluções para desafios críticos da agricultura brasileira.