Nesta semana, estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participaram do “3º Encontro Estágio: Conhecimento e experiências interinstitucionais dos Estagiários do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso”. O evento é realizado por meio do Convênio entre a UFMT e o TCE-MT, com o objetivo de divulgar o conhecimento produzido e adquirido pelos estudantes durante o estágio profissional.
Cada aluno apresentou trabalhos em forma de banner com assuntos relacionados ao que está sendo desenvolvido na área de conhecimento em que atua. Além disso, o encontro promoveu palestras sobre cidadania e sustentabilidade, em que foi debatido sobre a relação do ser humano com o meio ambiente e a sua influência no colapso climático.
“A partir da participação no evento o estagiário, além de mostrar o que faz e aprendeu, tem possibilidades de interagir e conhecer as atividades de seus colegas. As palestras tem o intuito de, para além de informar, gerar discussão e reflexão sobre temas importantes, como neste ano que discutimos Cidadania e Sustentabilidade”, explica a coordenadora da meta de Programa de Estágio e Vivência Institucional do Convênio, Lenicy de Miranda Cerqueira.
Segundo o estudante do oitavo semestre de Radialismo, Jenisson Bartniski, “o ato da produção do resumo e da apresentação diante dos avaliadores faz com que a gente pratique a escrita acadêmica e a relação com um orientador, pontos fundamentais para a vivência universitária que trilhamos na academia. Destaco também nossa experiência em alinhar a teoria, aquilo que aprendemos na sala de aula, com a prática, que é a experiência diária que o estágio nos possibilita.
Para o estudante, o Convênio entre a UFMT e o TCE-MT propicia aos estudantes uma oportunidade de trocar conhecimentos e experiências, o que auxilia no desenvolvimento individual de cada estagiário. “Optei por evidenciar a nossa atual realidade, então apresentei um trabalho intitulado A Comunicação em Tempos de Pandemia, onde eu busquei evidenciar o protagonismo que os meios de comunicação estão exercendo neste período de teletrabalho”, explica.
O evento foi realizado por meio de plataforma de videoconferência, em que 23 alunos apresentaram os trabalhados produzidos. Além de estudantes da UFMT, o convênio possibilita que outras Universidades participem dos estágios ofertados. Assim, discentes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e de outras Instituições de Cuiabá e Várzea Grande compartilharam seus conhecimentos na apresentação de trabalhos.