ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
Como programa misto, o PPGEL estrutura-se em duas áreas de concentração: Estudos Linguísticos e Estudos Literários, com suas respectivas linhas de pesquisa.
I. ÁREA: ESTUDOS LINGUÍSTICOS
A Área de Estudos Linguísticos contempla pesquisas acerca de manifestações da linguagem em diferentes esferas e modalidades, a partir de enfoques teóricos distintos, que incluem desde a descrição de fatos linguísticos, em diferentes situações de uso, até o texto e o discurso, incluindo os paradigmas de ensino de línguas. Para tanto, consideram-se como objetos de estudo os mecanismos internos de organização do texto e as condicionantes externas que interferem na construção do sentido.
À Área de Concentração Estudos Linguísticos vinculam-se três linhas de pesquisa:
1. Paradigmas de Ensino de Línguas;
2. Práticas Textuais e Discursivas: Múltiplas Abordagens;
3. História, descrição, análise e documentação de línguas faladas no Brasil.
Fornecemos abaixo uma descrição mais detalhada das tendências de investigação em desenvolvimento no escopo de cada uma delas:
PARADIGMAS DE ENSINO DE LÍNGUAS
Esta linha nucleia pesquisas que investigam as recentes mudanças paradigmáticas no ensino-aprendizagem de língua materna e língua estrangeira. Atualmente as pesquisas bifurcam-se em duas tendências:
1. crenças e discursos sobre a língua no embate entre a ortodoxia gramatical e o relativismo linguístico em espaços de educação formal e informal e
2. reorientação do ensino de línguas do eixo forma-uso-forma para o eixo uso-forma-uso sob o signo das linguísticas do discurso, com ênfase nas práticas balizadas pela noção de interação e gênero discursivo.
PRÁTICAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS: MÚLTIPLAS ABORDAGENS
O objetivo desta linha é fomentar projetos e congregar pesquisadores em torno do estudo de textos (manuscritos, impressos, eletrônicos e digitais) e de discursos, adotando perspectivas teórico-metodológicas da filologia, da crítica textual e da análise de discurso. Textos verbais e multimodais exemplares de discursos de vários campos, sobremaneira, do campo da política, da mídia, da gramática e da linguística e do ensino da língua têm se constituído em objeto de investigação.
HISTÓRIA, DESCRIÇÃO, ANÁLISE E DOCUMENTAÇÃO DE LÍNGUAS FALADAS NO BRASIL
Esta linha nucleia pesquisas que focalizam as línguas faladas no Brasil, do ponto de vista histórico e estrutural. As investigações têm privilegiado:
1. estudos de variedades dialetais do português brasileiro;
2. estudos históricos, linguísticos e socioculturais do português brasileiro e de línguas indígenas brasileiras;
3. documentação de línguas faladas no Brasil; e
4. estudos filológicos.
II. ÁREA: ESTUDOS LITERÁRIOS
A Área de Estudos Literários contempla pesquisas acerca das manifestações estéticas da linguagem sob diferentes paradigmas teóricos, que versam desde a produção até a recepção do texto literário, considerando ainda aspectos imanentes e contextuais da construção do sentido. Estudos de cunho interpretativo, comparativo e historiográfico constituem procedimentos metodológicos desta área.
À Área de Concentração Estudos Literários vinculam-se atualmente duas linhas de pesquisa:
1. Literatura Comparada;
2. Literatura, Sociedade e Identidades.
Fornecemos abaixo uma descrição mais detalhada das tendências de investigação em desenvolvimento no escopo de cada uma delas:
LITERATURA COMPARADA
Esta linha contempla o estudo da literatura em diferentes abordagens comparatistas, a partir de uma concepção ampliada do que seja o literário. Para tanto, adota-se como procedimento analítico predominante a aproximação de obras literárias de diferentes contextos, gêneros e suportes. Além disso, a linha nucleia estudos que articulam a literatura a outras formas artísticas, mídias e/ou áreas do conhecimento.
LITERATURA, SOCIEDADE E IDENTIDADES
Esta linha abrange as tendências críticas que discutem diferentes manifestações literárias em suas relações com seu contexto de produção. Investiga as intersecções entre literatura, organização social, história, política. Examina a construção de identidades em textos literários, enfocando aspectos de classe, gênero, cultura, etnia, raça.