A egressa do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM), na modalidade Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus universitário de Sinop e professora da Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra do município de Juara/MT (300 km de Sinop), Maria Bezerra Tejada Santos, aprovou, como coordenadora, projeto de pesquisa para execução na escola, com recursos financiados pelo Edital Pesquisa e Inovação na Escola 2022 da FAPEMAT. O projeto intitulado: “Ensino e aprendizagem de figuras planas e espaciais no laboratório de aprendizagem: um olhar à desconstrução dimensional das formas” contará com apoio financeiro de R$ 18.259,90 para sua execução na escola. O projeto também contará com 3 bolsas de iniciação científica para alunos da escola participarem do projeto por 6 meses no valor de R$ 150,00 cada.
O objetivo do Edital FAPEMAT 002/2022 do Programa Pesquisa e Inovação na Escola – PIE, como consta no edital é: “acolher e amparar a realização de projetos de pesquisa científica e inovação tecnológica a serem executados por professores e alunos de escolas públicas estaduais de Mato Grosso”. O projeto aprovado, apresenta-se como uma proposta para a inovação tecnológica de inserção na Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra a partir do desenvolvimento de atividades extras a partir do Produto Técnico Tecnológico (PTT) “Kit malhas dimensional” elaborado pela egressa junto ao mestrado profissional concluído em 2021, para exploração no Laboratório de Aprendizagem (LA) da escola. Como destaca a professora Maria Bezerra: “Espera-se que o desenvolvimento do projeto possa refletir positivamente no trabalho desenvolvido no LA e, por consequência, nas avaliações internas e externas da escola”.
Além da professora Maria Bezerra Tejada Santos, são colaboradores do projeto: Professora Katia Karina Elliott da Costa (Professora da escola e atual aluna do PPGECM), Gelson Simoes Magalhaes (professor da escola), Noemi Rodrigues da Cruz (diretora da escola), Elaine Cristina da Silva Moreira (coordenadora pedagógica da escola), Renata Aparecida da Silva (professora da escola e egressa do PPGECM), além dos professores da UFMT e do PPGECM: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan (coorientadora da discente durante o mestrado) e Eberson Paulo Trevisan (orientador da discente durante o mestrado).