Acadêmico

Divulgação do Dossiê Temático Revista REPs

Capa do Dossiê Temático
Capa do Dossiê Temático
REPs

É com imensa satisfação que divulgamos a publicação da 38ª edição da Revista Eventos Pedagógicos (v. 15, n. 1), a qual apresenta o Dossiê Temático intitulado “Pesquisas, Produtos e Processos em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática”, o qual tem, como objetivo, apresentar e discutir o desenvolvimento de pesquisas, produtos e processos relacionados à área de Ensino de Ciências da Natureza e Matemática vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Universitário de Sinop.

A edição pode ser acessada nesse link:

https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/issue/view/661

A Revista Eventos Pedagógicos é uma revista científica vinculada a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Se configura como um importante meio de divulgação científica em âmbito nacional, sendo reconhecida com avaliação pertencente aos extratos superiores da CAPES com Qualis A4. Tem atualmente como Editor-chefe o Prof. Me. Ralf Hermes Siebiger.

Essa edição que compõem o Dossiê temático, conta com a Profa. Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel e o Prof. Dr. Eberson Paulo Trevisan e, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, professores permanentes do programa, como editores associados, enquanto organizadores da edição.

A proposta do Dossiê Temático celebra o primeiro quinquênio de abertura do PPGECM. Este que tem, durante os últimos cinco anos, buscado desenvolver pesquisas, produtos e processos, seguindo as orientações da Área de Ensino, a fim atuar de maneira direta com problemáticas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem nas diferentes disciplinas das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Almejando, assim, contribuir com a melhoria da educação voltada à estas áreas do conhecimento na região norte do estado de Mato Grosso. Frente a isso, destaca-se que, até início de 2024, o programa titulou mais de 40 mestres, professores com atuação na Educação Básica de distintos municípios do estado.

Neste Dossiê Temático, considerando as investigações realizadas, é apresentado um pequeno recorte destas pesquisas. As produções são abordadas em forma de artigos científicos envolvendo os diferentes níveis de ensino da Educação Básica, incluindo os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental bem como o Ensino Médio.

As produções científicas buscam impactar de forma transversal os distintos cenários do Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, além de processos pontuais de formação de professores destas áreas do conhecimento. Em linhas gerais, as pesquisas, produtos e processos desenvolvidos no âmbito do programa relacionam-se ao ensino e aprendizagem em Ciências  da Natureza e Matemática em espaços escolares e de formação continuada de professores.

Os artigos apresentados resultam de estudos, de autoria de egressos do PPGECM e seus respectivos orientadores, voltados às duas linhas de pesquisa do programa, “Ensino de Ciências da Natureza” e “Ensino de Matemática”. As produções apresentadas vinculam-se à pesquisas, produtos e processos que foram desenvolvidos e implementados no contexto pandêmico/pós-pandêmico da Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). Contexto esse que afetou significativamente os espaços educacionais, expondo problemáticas antigas, fruto de um processo histórico de ausência de investimentos e políticas públicas condizentes com as realidades escolares, impactando as escolas, em especial, as públicas, como um dos segmentos mais atingidos pela pandemia.

Concebemos, assim, que as pesquisas científicas apresentadas têm potencial para favorecer o desenvolvimento e fortalecimento da Área de Ensino, em especial na área de concentração em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Além do mais, podem vir a referenciar à elaboração/produção de novas pesquisas, produtos e processos concernentes à área, bem como servir de inspiração e reflexão da práxis pedagógica relativa às temáticas discutidas nos artigos, tornando-a mais crítica, reflexiva, fundamentada e contextualizada.

Assim convidamos a todos a conhecerem os trabalhos apresentados no dossiê.

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