A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abriu as inscrições para a eleição de coordenador e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGEC) para o biênio 2025-2027. O processo eleitoral, regulamentado pelo Edital nº 04/2025, representa uma importante renovação na gestão acadêmica do programa.
Inscrições em andamento
As inscrições para candidaturas estão abertas entre os dias 27 e 28 de agosto de 2025, devendo ser realizadas presencialmente na Secretaria da Coordenação do PPGEC, localizada na sala 152-B da Faculdade de Geociências, na Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367. O atendimento funciona das 8h às 17h.
Uma particularidade do processo é que as candidaturas devem ser apresentadas obrigatoriamente em chapa única, contemplando tanto o cargo de coordenador quanto o de coordenador adjunto. Não serão aceitas candidaturas avulsas para os cargos separadamente.
Documentação exigida
Os candidatos devem apresentar requerimento de inscrição dirigido à Comissão Eleitoral, plano de trabalho com propostas para gestão do programa (entre 2 e 5 páginas), curriculum Lattes atualizado e declaração de aceite da candidatura assinada.
Requisitos para candidatura
Para concorrer aos cargos, é obrigatório ser docente efetivo da UFMT e estar regularmente credenciado no quadro permanente do PPGEC. Há impedimento para docentes que já exerceram dois mandatos consecutivos nas respectivas funções.
O mandato terá duração de dois anos, contados da data de nomeação, sendo permitida uma única reeleição consecutiva pelo mesmo período.
Eleição marcada para segunda-feira
A votação está marcada para o dia 2 de setembro de 2025, das 8h às 15h, na Sala de Reuniões da Faculdade de Geociências (FAGEO), no Campus Cuiabá. A votação será realizada por meio de cédula impressa, sendo obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto.
O processo permite voto por procuração, desde que com instrumento público ou particular com firma reconhecida. A urna permanecerá sob vigilância constante de pelo menos um membro da Comissão Eleitoral.
Colégio eleitoral
O direito ao voto pertence a todos os docentes regularmente credenciados no PPGEC/UFMT e a um representante discente regularmente matriculado no curso. Cada eleitor terá direito a um voto para a chapa escolhida.
Apuração e resultados
A apuração será realizada imediatamente após o encerramento da votação, de forma pública e acompanhada por membros da Comissão Eleitoral. Será eleita a chapa que obtiver maioria simples dos votos válidos. Em caso de empate, novo pleito será realizado no prazo de 48 horas.
O resultado será divulgado e publicado no mural da secretaria do PPGEC e no site oficial do programa. Após a publicação, haverá prazo de 48 horas para interposição de recursos fundamentados.
Comissão Eleitoral
O processo é conduzido pela Comissão Eleitoral composta pelos professores Dr. Sérgio Júnior da Silva Fachin (presidente) e Dra. Kamilla Borges Amorim, além da representante discente Naiade Caroline Barbieri.
A posse dos eleitos ocorrerá em até 30 dias após a homologação do resultado pelo Colegiado do Curso do PPGEC/UFMT e nomeação pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PROPG) da UFMT.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ppgeoc@gmail.com ou presencialmente na secretaria do programa, no horário das 8h às 17h, em dias úteis.
Veja o edital na íntegra.