Entre os dias 27 e 29 de maio de 2024 ocorreu nas dependências do IGHD e da Faculdade de Economia a Semana de História da Universidade Federal de Mato Grosso com o tema “Ditaduras e o Avanço da Extrema Direita”. Como Conferência de abertura, recebemos o Prof. Dr. Emiliano Sanchez Narvarte, da Universidad Nacional de la Plata, cuja apresentação era denominada “Vanguardias y culturas populares: Reflexiones sobre la obra de García Canclini (1972-1976)”.
Auditório cheio no primeiro dia do evento
Ainda na mesma manhã, tivemos a primeira mesa do evento, formada pelos Prof. Dr. Carlile Lanzieri Júnior e pela Profa. Dra. Ana Maria Marques, cujo título foi “Autoritarismos e apropriações do passado”. Durante a tarde, a professora doutora Joselene Ieda dos Santos Lopes de Carvalho ofereceu a oficina “História Oral: desafios e possibilidades”.
Participantes do minicurso sobre História Oral oferecido pela professora Joselene
Por fim, no período da noite contamos com a segunda mesa do nosso evento, denominada “Ditadura militar no Brasil: pesquisa e ensino em tempos de negacionismo”, que contou com as participações dos professores doutores Ary Cavalcanti Junior, Osvaldo Rodrigues Junior do Departamento de História da UFMT e Paulo César Gomes Bezerra, da Universidade Federal Fluminense.
Estudantes apresentando comunicação na terça-feira à noite
Na terça-feira, iniciamos o dia com a nossa terceira mesa de título “Direitos Humanos e os desafios do estudo da contemporaneidade”, que contou com a presença dos professores doutores Liliane Novais e Cândido Moreira Rodrigues. Na sequência, as professoras doutoras Talitta Tatiane Martins Freitas e Priscila de Oliveira Xavier Scudder da Universidade Federal de Rondonópolis participaram da mesa quatro do evento, denominada “Gênero e relações étnico-raciais em tempos de autoritarismo”. Naquela tarde, a Semana de História ofereceu dois minicursos para seus participantes: "História do tempo presente e fontes históricas" com a professora doutora Regina Guimarães Neto, da Universidade Federal de Pernambuco e “Objetos de Memória: cultura popular e design” com a professora mestra Maria Isabel Giraldo Vásquez, da Fundación Universitaria Bellas Artes da Colômbia. No turno da noite, os estudantes do curso de História e os pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em História puderam apresentar suas comunicações em seis mesas que abordaram diferentes temas.
Comunicadores e ouvintes na quarta-feira pela manhã
Por fim, o terceiro e último dia do evento foi marcado por uma manhã repleta de novas comunicações, divididas em sete mesas distintas. No período da tarde os estudantes puderam aprender ainda mais com o professor Emiliano Sanchez Narvarte, que ofereceu um minicurso denominado “Estética, arte y culturas populares en América Latina (1970-2000)”.
Participantes do minicurso do professor Emiliano
Por fim, no encerramento da Semana de História, a professora Regina Guimarães Neto apresentou a conferência de título “Amazônia: uma história do medo. Memória social, governo militar entre o passado e o presente”. No mesmo espaço, a professora fez ainda o lançamento de seu livro, escrito com o professor Vitale Janoni Neto denominado “Amazônia, violência e tecnologias de poder”.
Professora Regina na conferência de encerramento
Professores Ary Cavalcanti Junior, Caroline Garcia Mendes, Joselene Ieda dos Santos Lopes de Carvalho e Eduardo Daflon, organizadores da Semana de História, no encerramento do evento